Evento apresenta a uva ‘Moscato Branco’

Cultivar vem sendo estudada com possibilidade de ser tipicamente brasileira

Na tarde da próxima terça-feira, dia 10 de janeiro, a Embrapa Uva e Vinho e a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) promovem Seminário Técnico sobre a Cultivar ‘Moscato Branco’, na sede da empresa de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS).

Resultados preliminares de pesquisas, indicam fortes evidências de que a cultivar de uva ‘Moscato Branco’, presente na Serra Gaúcha desde os anos 1930, somente é cultivada no Brasil, principalmente na região de Farroupilha (RS). Apesar de ser também conhecida como ‘Moscato Italiano’, a cultivar não apresenta identidade com nenhuma das centenas de cultivares de uvas aromáticas descritas na viticultura italiana. A ‘Moscato Branco’ responde por cerca de 50% do volume de produção das uvas moscato do País, e é a uva carro-chefe da Indicação Geográfica de Farroupilha, utilizada para elaborar os emblemáticos vinhos finos moscatéis – frisantes, tranquilos ou espumantes.

O seminário, com inscrições gratuitas, contará com apresentações de produtores da uva em Farroupilha e pesquisadores e técnicos da Embrapa. Os temas a serem abordados são os avanços nas pesquisas sobre a ‘Moscato Branco’ na região, sua produção e importância econômica para o Rio Grande do Sul, originalidade dos vinhos elaborados e suas aplicações para o setor vitivinícola e padrões de mudas de qualidade superior. Os participantes também irão conhecer a cultivar no campo e degustar seus vinhos.

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (54) 3455-8088 e 3455-8071, com vagas limitadas.

Fotos: Divulgação

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × dois =