Otimismo para a safra 2016/ 2017 na Cooperativa Aurora

Itacir Pozza, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, fala da expectativa de qualidade alta da colheita da uva — surgida em função das condições climáticas

É com expectativa de uma colheita farta e de qualidade superior que os Associados vitivinicultores da Cooperativa Aurora aguardam a abertura da nova safra da uva. Para o período que se inicia nos primeiros dias de janeiro e segue até março, a previsão é de alcançar cerca de 60 milhões de quilos. “A “ajuda” do clima neste ano vem animando os produtores de uva. O número expressivo de horas de frio (superior a 600 horas) foi um dos fatores que contribuíram para que a expectativa de qualidade dessa safra seja uma das melhores já registradas.

Os vinhedos estão com uma sanidade exuberante, jamais vista. ” analisa Itacir Pozza, presidente da Vinícola Aurora. Esse otimismo nos parreirais já se reflete na indústria, que anuncia um crescimento nas exportações para 2017, veja entrevista a baixo:

Jornal de Monte Belo do Sul – Nos últimos anos a Aurora manteve uma curva de crescimento nas exportações. Como a Vinícola está projetando suas exportações para 2017? E quanto ao mercado interno?

Itacir Pozza – A Vinícola vem se projetando para crescer a cada ano mais com a venda de vinhos, sucos de uva, espumantes e coolers. Estamos imaginando 2017 com um crescimento em 20% nas exportações. 2016 foi um ano de muita dificuldade, de quebra de safra e mesmo assim a Aurora atingiu as metas traçadas. Quanto ao mercado interno devemos enfrentar um ano difícil, por conta dos aumentos de preços, das taxas de juros, da menor disponibilidade de crédito, do ajuste que deverá ser feito na economia, mas eu sou extremamente otimista no médio e no longo prazo. A Aurora está absolutamente normal, mantendo o plano de expansão e preparada para enfrentar as dificuldades.

JMB – O período de recessão econômica preocupa? Há uma expectativa quanto à volta do crescimento da economia brasileira?

Itacir Pozza – É preocupante, sim, mas a Aurora está preparada para fazer um esforço maior, caso necessário e enfrentar a crise. A economia brasileira poderá retomar o crescimento em 2017 em algum momento, caso impasse político seja resolvido.

JMB – Está previsto novos lançamentos de linhas de produtos?

Itacir Pozza – Nunca paramos de inovar ou aperfeiçoar nossos vinhos e espumantes, provavelmente terá o lançamento de novos produtos. A Aurora conta com alta tecnologia para a obtenção das melhores uvas.

JMB – Quanto à qualidade desta safra de uva. Como a Aurora avalia?

Itacir Pozza – Expectativa de uma ótima safra e boa qualidade. O inicio da safra esta previsto para a primeira semana de janeiro.

JMB – Quais são os investimentos previstos para que a Aurora se mantenha líder do ranking como a maior vinícola do Brasil e a brasileira mais premiada nos concursos internacionais?

Itacir Pozza – Nunca paramos de investir em tecnologia. Para crescer e se destacar, uma organização precisa inovar. E o mais importante, investir nas pessoas com a valorização dos funcionários, levando em conta sua capacidade profissional e seu engajamento nas metas da empresa, pois são eles quem colocam em prática e atingem os resultados esperados.

Fotos: Rogério Albuquerque / Editora Globo

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + 2 =