Expectativa é de safra da uva dentro da média em Pinto Bandeira

Produtor cultiva e lucra com uva niagara

O clima colaborou e Pinto Bandeira se prepara para uma boa safra de uva neste ano, depois de um 2015/2016 decepcionante nas plantações. A estimativa é de uma safra que fique em torno de 600 milhões de quilos em todo o território gaúcho, o que é considerado dentro da média pelo setor. No ano passado, a produção, prejudicada pelo clima, foi de 304 milhões de quilos, metade do que os agricultores estavam acostumados a colher. A quebra foi de 65% em relação à temporada anterior, que foi a maior da história (com 855 mil toneladas). Só não chega a ser uma supersafra justamente pela grande quebra da produção registrada no ano passado.

O fator decisivo para o otimismo em relação à uva é o fato de o clima ter sido bem definido nos últimos meses, com inverno frio, primavera e verão quentes e chuva em quantidade suficiente para o desenvolvimento da fruta. “É uma safra de recuperação. Não excelente, mas boa. A videira sofre de um ano para o outro e 2016 foi muito ruim. Então, agora ela está se recuperando e a expectativa é que a safra seja ainda melhor em 2018” avalia Aldacir Pancotto Técnico da Emater.

Embora o forte da safra seja final de janeiro e início de fevereiro em locais mais baixos, como na localidade da Linha Silva Pinto Norte de Pinto Bandeira, a colheita já começou. Nos 3,5 hectares da propriedade da família Pagno, já foram colhidos 12 mil quilos da fruta. A expectativa é de chegar aos 50 mil quilos. As variedades Niágara Rosa e Branca, Concord e Isabel Precoce, produzidas pelos agricultores Maurício e Volmir Pagno, têm como destino vinícolas e câmara fria. O produtor vende o quilo da uva niagara a R$ 1,20. “A uva está com qualidade e doce este ano. Se o tempo colaborar, ou seja, se não houver chuva em excesso, a safra deve ser boa” diz Volmir, conhecido como Grinco.

Fotos: Marlove Perin

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + cinco =