Aurora: 1.100 famílias apaixonadas pelo vinho

Fundada em 14 de fevereiro de 1931, por 16 famílias, a Cooperativa Aurora conta hoje com 1.100 famílias associadas, é a maior vinícola do país, com produção média anual de 65 mil toneladas de uvas.

“Admiro e respeito muito quem fez a história e pavimentou a estrada por onde hoje os novos transitam.” A afirmação é do associado Gentílo Dal Castel, 63 anos, da Capela Caravaggio de Monte Belo do Sul ao lembrar-se do início em que se tornou sócio, em 1980.

A esposa Iria, 57 anos e os filhos Lucas, 23 anos e Tiago, 29 anos vivem na propriedade e ajudam no cultivo dos parreirais. O filho mais velho, Fernando, 34 anos trabalha na Cooperativa Aurora. “Somos um grupo familiar. A Cooperativa Aurora é nossa segunda família, temos segurança e entrega de uva garantida. É um prazer ser sócio da Aurora. Na Cooperativa, nós agricultores cooperados contamos com a orientação direta dos técnicos da Vinícola, responsáveis pelo acompanhamento de todas as etapas do vinhedo. Assim sempre entregamos produtos com qualidade. Vale a pena trabalhar no plantio de uva. A gente tá bem hoje. Graças a Deus temos um nível de vida bom” diz Sérgio.

“O grande desafio da Aurora agora é que os jovens continuem o que seus antepassados começaram. Por isso queremos valorizar o nosso produtor e incentivá-lo a ficar na propriedade rural. O associado é a razão de ser da Aurora” diz Itacir Pozza, Presidente da Cooperativa Aurora.

A produção de uvas na propriedade registou um crescimento em 40% em relação ao volume colhido no ano passado, quando foram retirados dos parreirais aproximadamente 100 mil quilos da fruta. “Este ano, tivemos uma boa fecundidade, e a maioria das gemas brotaram. A quantidade e a qualidade do frio foram muito boas para a produção” explica o produtor.

O produtor cultiva as variedades isabel, seibel, niágara, coder branco, bordô e cabernet franc.