Codabrix – Antecipação de colheita, maturador e maior grau babo com zero resíduo

O Codabrix é um produto que se diferencia dos demais no mercado por conter alta concentração de potássio e aminoácidos que favorecem e estimulam os processos naturais de maturação

A maturação, estádio de desenvolvimento final das frutas, exige cuidados específicos do produtor. Nessa etapa, ocorrem os processos que impactam diretamente na qualidade do produto como a coloração, textura e o sabor. Entre os principais hormônios que agem nessa fase está o etileno, que pode ter sua produção naturalmente estimulada por meio de aminoácidos. As aplicações destes compostos, quando necessárias, contribuem para a uniformização da maturação dos ramos, frutos e coloração, e também no aumento do grau brix (teor de açúcar). Pensando nisso a multinacional Espanhola SAS CODA, referência na Espanha na produção de bio estimulantes e foliares e atuante em diversos países no mundo, trouxe para o mercado do Rio Grande do Sul o Codabrix, um produto que se diferencia dos demais no mercado por conter alta concentração de potássio e aminoácidos que favorecem e estimulam os processos naturais de maturação.

O Viticultor Cristiano Mariani, da Linha 40 da Graciema de Bento Gonçalves, Associado da Cooperativa Vinícola Garibaldi fez o uso do produto Codabrix em duas variedades de uva; Ancellotta e Isabel, obtendo um salto grande no gráfico de maturação tecnológica e cor. “A uva que produzimos em nossa propriedade acelerou a maturação em 15 dias em relação à mesma variedade onde não foi utilizado o produto. A fruta apresentou cor e uniformidade muito diferenciada. A Isabel obteve 15° graus babo. Sem a aplicação do produto o grau seria 13°, dois a menos.” explica Cristiano que fez o experimento em duas fileiras das variedades citadas. “Fizemos cinco aplicações do produto logo que a uva começou a trocar de cor, com intervalo de sete dias, e com dosagens recomendadas pelo pessoal da empresa, tiramos o grau e mesmo com algumas chuvas o resulto final foi excelente,” avalia o produtor.

Francisco Bino, Consultor Técnico Comercial da Potencialize – Coda e Especialista em Viticultura e Fruticultura – diz que muitos produtores não conseguem atingir uma maturação tecnológica ideal por conta de fatores climáticos e até de manejo. É comum em algumas regiões do Brasil produtores recorrerem ao uso de etileno para ganhar tempo e uniformizar cor e maturação. Porém o etileno usado é sintético, isso acaba oferecendo risco à saúde e também diminui o tempo de prateleira e deixa resíduos para quem pensa em exportar e para a saúde humana. Muitos produtores no final do ciclo também fazem uso somente do potássio visando aumentar o grau e cor. Com o Codabrix o produtor não leva somente o potássio, ele tem nas garantias a metionina que é o principal aliado no momento de amadurece a fruta.

O Codabrix possui potássio, polissacarídeos e metionina em grande quantidade. A metionina é um aminoácido que quando aplicado estimula a planta a produzir o etileno de forma natural, acelerando o processo final da maturação e sem que seja necessário o uso de produtos sintéticos. “Nos testes realizados e onde não fomos prejudicados pelo clima muito chuvoso o resultado foi muito satisfatório. Nossa alternativa não é milagrosa, mas quando bem utilizada o sucesso no acabamento na fruta é total.” afirma Francisco. O produto é um dos poucos neste seguimento no mercado Brasileiro e totalmente livre de resíduos. A CODA possui registro de orgânicos de parte de seu portfólio em uma das principais certificadoras Europeias, que certifica produtos para os três mercados mais exigentes do mundo; EUA, Japão e Europa. No mês de maio haverá um evento para o lançamento do produto visando os mercados de uvas e frutas.

Fotos: Francisco Bino

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 + dez =