Cuidados básicos para com animais de estimação

Luciano Guarnieri Geimba / Médico Veterinário CRMV-RS 08877

Lembre-se sempre que antes de adquirir qualquer animal de estimação, você precisa ter em mente alguns cuidados básicos que ele vai requerer, essenciais para sua saúde.

Você deverá oferecer a ele proteção, alimentação de qualidade e visitas periódicas ao veterinário, o que envolverá custos, bem como, disponibilidade de tempo para lhe proporcionar muito carinho e diversão.

1- PROTEÇÃO: é dever do proprietário, muito além de oferecer apenas um teto, água limpa e comida, proteger seu pet do sol e da chuva, impedir que fuja ou vague sozinho pelas ruas, evitando assim brigas, atropelamentos, envenenamentos e crias indesejáveis.

2- ALIMENTAÇÃO: seu animal de estimação merece e necessita alimento de qualidade. Atualmente as rações tornaram-se a base da sua alimentação, existindo muitas de pouco valor nutritivo, portanto, procure àquelas próprias às suas características e que respeitem os valores nutricionais necessário ao seu pet. E nunca, jamais, esqueça de fornecer água limpa e fresca diariamente.

3- VISITAS AO VETERINÁRIO: junto com você, o médico veterinário será o melhor companheiro do seu animal de estimação. Procure sempre seguir as dicas e conselhos, ele irá lhe instruir quanto a vacinação, imprescindível na prevenção de doenças tanto para o animal quanto para o ser humano, periodicidade de vermifugação, profilaxia bucal, controle parasitário (pulgas e carrapatos podem transmitir doenças graves). Ele também será de suma importância para lhe aconselhar a como e quando realizar a castração, que além de prevenir filhotes indesejáveis evita a superpopulação, abandonos, canceres, doenças uterinas, agressividade, dentre outros.

4- PASSEIOS E BRINCADEIRAS: animais precisam de proteção e carinho. Passeios e brincadeiras frequentes são fundamentais, pois além de estimularem a sua parte física e mental, previnem diversas doenças relacionadas ao estresse e a obesidade. Seu animal de estimação também precisará de higienização frequente, portanto necessitará de banhos e escovações periódicas. Fique sempre atento a qualquer mudança de comportamento, e nesse caso, procure seu veterinário o mais breve possível, a prevenção evita problemas mais graves e reduz custos.

Seu pet depende totalmente de você, o melhor e muitas vezes o único amigo que ele possui. Tenha em mente que um animal exige tempo, dedicação e investimento. Eles não são descartáveis e nem brinquedos para crianças. Em caso de dúvidas procure um veterinário. O Médico Veterinário Luciano Guarnieri Geimba atende pelo fone (54) 99982 5661.

Fotos: Luciano Guarnieri Geimba

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × dois =