Cooperados da Nova Aliança conhecem experiência em cooperativismo na Argentina

Grupo de associados realizou visitas técnicas em Sunchales, capital argentina do cooperativismo, e Mendoza, a principal região vitivinícola do país

No início de abril, associados da Cooperativa Nova Aliança conheceram a experiência argentina em cooperativismo e vitivinicultura. A viagem ocorreu de 1º a 9 de abril,com visitas técnicas a entidades e propriedades rurais em cidades nas Províncias de Santa Fé e Mendoza.

Em Sunchales, a capital argentinado cooperativismo, o grupo de 38 associados – produtores de Flores daCunha, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira e Ipê –conheceu o desenvolvimento cooperativo e a Federação das Cooperativas Escolaresde Sunchales e visitou cooperativas e escolas em outras cidades, como Emilia eAtaliva.

De Pinto Bandeira, integraramo grupo os associados Amarildo Ambrosini, Fernando Facchin, HelenoFacchin, Laurentino De Toni e Osvaldo Luis De Toni.

No roteiro em Sunchales,destacaram-se a Fundação Grupo Sancor Seguros, com atuação nacional einternacional, que desenvolvem ações na educação e na promoção de valorescooperativistas e mantém o Programa de Promoção do Cooperativismo Escolar. O roteiro de dois dias na região incluiu visitas às seguintescooperativas escolares: Dr. Reinaldo Rossini Ltda; Cooperativa IDECOOP;Cooperativa Escolar Experiência Jovem e Cooperativa Escolar CEPA. O grupotambém foi recebido pelos gestores do Grupo Sancor Seguros, da Casa CooperativaSunchales e pela direção da Cooperativa de Água Potável, em Sunchales.

Em Mendoza, a principal regiãovitivinícola da Argentina, com destaque na produção de vinhos Malbec, osagricultores conheceram de perto a estruturação e o desenvolvimento do setor,em contato direto com produtores e dirigentes de cooperativas e entidades.

Na visita à EstaçãoExperimental do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), na cidadede Luján, puderam observar aspectos ligados à pesquisa e às tecnologiasvitivinícolas.

Na Federação das CooperativasVitivinícolas da Argentina, a Fecovita, o grupo pode entender melhor sobre aorganização cooperativa da Argentina. A Fecovita reúne cinco milprodutores de uvas integrados a 29 cooperativas que elaboram vinhos.

Ainda em Mendoza, osagricultores da Nova Aliança participaram de reunião com opresidente da CONINAGRO – Confederação Intercooperativa Agropecuária, CarlosIannizzotto e também estiveram em vinícola particular.

Santana do Livramento

No início da viagem, o grupo teve a oportunidade deconhecer a unidade da Nova Aliança em Santana do Livramento, noRio Grande do Sul. No município está instalada uma filial da Cooperativa, naqual são elaborados vinhos finos e espumantes das marcas Cerro da Cruz, SantaColina e Aliança.

Fotos: Rosa Ana Bisinella

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.