UCS enfoca Design Thinking no 12º Seminário de Gerenciamento de Projetos

Ciclo de workshops e palestras ocorre até sábado, no UCS Teatro. Realização é da seção estadual do Project Management Institute (PMI), entidade presente em 185 países, com 650 mil profissionais de gestão de projetos associados

Identificar perspectivas, expectativas e necessidades implícitas do cliente e stakeholders de projetos por meio do Design Thinking – conjunto de métodos e processos para abordar problemas, analisar informações, criar e adaptar soluções – será o enfoque do workshop apresentado pelo professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Empreendedorismo da Universidade de Caxias do Sul, Mateus Panizzon, no 12º Seminário de Gerenciamento de Projetos. A apresentação ocorre nesta quinta, dia 22, das 8h às 12h, no UCS Teatro.

Apoiado pela UCS, o seminário é realizado pela seção estadual do Project Management Institute (PMI), associação internacional, sem fins lucrativos, de profissionais de gestão de projetos. Com sede na Filadélfia (EUA, a entidade reúne 650 mil integrantes, de 185 países, tendo como principias objetivos formular padrões profissionais de gestão de projetos e promover a atividade como profissão por meio de programas de certificação.

A programação do evento se iniciou nesta quarta, com um workshop sobre coaching executivo com a mentora organizacional e professora universitária de MBA e cursos in company, Magda Targa. Um terceiro workshop, sobre gestão do tempo, ocorre na sexta. No sábado, haverá um conjunto de palestras, com abertura a cargo do coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, Enor Tonolli Jr. Ingressos e detalhes sobre asdiferentes atividades podem ser obtidos pelo site www.sympla.com.br/pmirs-serra.

Programe-se:

Workshop ‘Design Thinking aplicado ao Planejamento do Escopo: como mapear as necessidades implícitas?’

Quando: quinta, dia 22, das 8h às 12h

Resumo: Com base nas melhores práticas da Escola de Design de Standford, este workshop fornece métodos e ferramentas para identificar as perspectivas, expectativas e as necessidades implícitas do cliente e stakeholders de projetos. Através desta abordagem solucionaremos uma situação relacionada ao Gerenciamento de Projetos.

Instrutor: Mateus Panizzon – Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul e membro da MESA – Manufacturing Enterprise Solutions Association. Professor do Programa de Empreendedorismo da UCS, atua com o método Lean Startup para a geração de negócios inovadores. É facilitador certificado em Pedagogia da Inovação pela TUAS – Finlândia.

Workshop ‘Gestão do Tempo: Turbinando a Produtividade Pessoal’

Quando: sexta, dia 23, das 13h30 às 17h30

Resumo: Como ser produtivo no trabalho, em casa, em atividades terceiras e com lazer ao mesmo tempo.

Instrutor: Alex Rosa – membro ativo do comitê de planejamento estratégico do PMI-RS; membro de um PMO (Escritório de Projetos) de uma empresa de gestão de projetos de Engenharia.

PALESTRAS

Quando: sábado, dia 24, das 8h às 13h

8h: Credenciamento

8h30: Abertura – Fabio Giordani (PMI-RS) e Enor Tonolli (TecnoUCS/StartUCS)

8h45: Gestão do Tempo e Produtividade – Alex Rosa (Metroll)

9h25: Gestão de Riscos Corporativos – Edenilson Luz dos Reis (Circulo Estratégico Consultoria)

10h05: Inovação Multilateral – Caroline Capitani (Ilegra)

10h45: Coffee time

11h15: Gerenciamento de Projetos na Indústria do Agronegócio – Geraldo Virgilio Bampi (Grupo Silvestrin)

11h55: Homenagem a filiados e divulgação dos próximos eventos do PMI-RS

12h10: Keynote Organizações Exponenciais: e agora GP?! – Guilherme Souto (DXC Technology)12h50: Encerramento e sorteio de brindes

Fotos: Divulgação