Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira

Na última semana foi encaminhado ao prefeito de Pinto Bandeira Hadair Ferrari, o encaminhamento da Asprovinho com apoio da Embrapa Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul – UCS, o estudo técnico que justifica a solicitando ao município o reconhecimento oficial do nome “Altos de Pinto Bandeira”.

Este reconhecimento fará parte do processo a ser encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, juntamente com todo o embasamento técnico territorial e de produção de uvas e elaboração de espumantes, buscando o reconhecimento da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira específica para espumantes produzidos através do método tradicional.

Pinto Bandeira já tem reconhecida a Indicação de Procedência Pinto Bandeira, para vinhos e espumantes desde 2010, e agora busca aprimorar este trabalho de desenvolvimento territorial através do reconhecimento da DO Altos de Pinto Bandeira.

O mercado nacional e internacional de espumantes já reconhece os destaque dos produtos elaborados nesta região como sendo um terroir de destaque para os espumantes do novo mundo.

Fotos: Divulgação