3º BPAT encerra mês de fevereiro com apreensões históricas de armas

O 3º Bpat (3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas), Batalhão da Brigada Militar com sede em Bento Gonçalves e responsável pelo policiamento ostensivo de outros 24 municípios em seu entorno, encerrou o mês de fevereiro de 2018 com um saldo extremamente positivo na atuação frente a ocorrências de repercussão e na apreensão de armamento de grosso calibre, drogas, e prisão de indivíduos de alta periculosidade.
As ações tiveram início em 06 de Fevereiro, quando na parte da manhã uma quadrilha fortemente armada realizou o roubo à um carro forte na BR 470, Serra do Rio das Antas, em Bento Gonçalves. Através de um cerco policial os criminosos foram interceptados na RS 444, pela Brigada Militar e PRF, na entrada do município de Monte Belo do Sul, região do Vale dos Vinhedos. Na ocasião ocorreu intenso confronto armado, três homens foram presos, mais de R$ 800.000,00 (Oitocentos mil reais) roubados do carro forte foram recuperados, armas de grosso calibre foram apreendidas, incluindo uma metralhadora Brownning .50, armamento de guerra, de uso exclusivo das forças armadas. Nenhum policial ou cidadão de bem ficou ferido durante a ação.
Em operações realizadas no município de Guaporé, nos dias 23 e 26 de fevereiro, mais armas foram apreendidas pela Brigada Militar. Durante as ações ocorridas nos bairros Promorar, Vila Verde e Canecão, 8 pessoas foram presas, 2 adolescentes apreendidos, 9 armas e mais de 2 Kg de drogas foram apreendidas.
Ressalta-se que as armas como os fuzis, de calibre 7.62 e 556, e a inusitada metralhadora .50 (primeira apreensão de uma arma desse porte no Estado), são armas utilizadas para a guerra, pelas forças armadas, sendo incomum apreensões no cotidiano policial.
Com isso o 3º Bpat fecha o mês de fevereiro com o total de 21 armas apreendidas e retiradas de circulação, conforme tabela. Para se ter uma ideia do aumento, no mesmo período de 2017, três armas haviam sido apreendidas na área do Batalhão.

Fonte: Brigada Militar – 3º BPAT