Encomenda de mudas de batata-doce segue até 30 de julho em Monte Belo do Sul

O pedido mínimo é de 30 mudas, as quais são vendidas a R$ 42,00 a caixa Foto: Divulgação

A Emater/RS-Ascar comunica que os interessados em realizar encomendas de mudas de batata-doce devem passar na sede da entidade, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Belo do Sul ou Secretaria de Agricultura.
O pedido mínimo é de 30 mudas, as quais são vendidas a R$ 42,00 a caixa. Estão sendo disponibilizadas as variedades: BRS Cuia ( casca e polpa – cor creme), BRS Rubissol ( casca por púrpura intenso e polpa cor creme) e BRS Amélia (casca rosa claro e polpa alaranjado intenso). O pagamento deve ser feito no ato da encomenda. As mudas serão entregues a partir de agosto. Informações pelo fone 54 3457 1528 ou 3457 1600.

Como plantar batata-doce
A batata-doce tem o ciclo que pode variar de pouco mais de três a cinco meses, dependendo da variedade e das condições climáticas. O cultivo da batata-doce pode ser feito a partir de uma batata ou de ramas, inclusive em vasos com pelo menos 15 litros de capacidade, volume que oferece espaço suficiente para o desenvolvimento do tubérculo.
Ambiente: A batata-doce prefere regiões de clima temperado a quente, com temperaturas acima de 10 ºC. Contudo, a batata-doce não gosta de solos sujeitos ao encharcamento.
Propagação: Embora possa ser feita por meio de mudas, estacas, sementes e enraizamento de folhas ou cultura de tecidos, o uso de ramas é considerado técnica mais recomendado para propagar batata-doce. Retire um ou dois pedaços por haste a partir da extremidade de lavouras com até 90 dias de plantio.
Plantio: Pode ser realizado em variados tipos de solos, pois a batata-doce desenvolve-se em solos franco-arenosos até em argilosos. Em geral, os nutrientes minerais mais exigidos pela batata-doce são o K, N, P, Ca e Mg. A cultura também responde muito bem à adubação orgânica.
Como trata-se de uma cultura de ciclo curto, a batata- doce está pronta para ser colhida em um período de 100 a 150 dias após o início do plantio.