Prévia da divisão do ICMS aponta crescimento do Município de Monte Belo do Sul

A Receita Estadual divulgou a prévia da distribuição de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para 2019. Na relação, Monte Belo do Sul aparece com variação positiva no Índice de Participação dos Municípios (IPM), de 2018 para 2019, com crescimento de 8,5%, ocupando a 2ª posição em tabela que mensura o índice de todos os municípios da região da AMESNE (Atrás apenas do município de Carlos Barbosa, em um total de 35 municípios).
Em 2017, o ICMS representou aproximadamente 25% da arrecadação total do município. O valor é apurado pela Secretaria da Fazenda do Estado com base no desempenho médio da economia local entre os anos de 2016 e 2017. O IPM provisório sinaliza como serão repartidos os cerca de R$ 7 bilhões entre as 497 prefeituras ao longo do próximo ano.
O Prefeito Adenir José Dallé enfatiza a importância desta retomada do crescimento econômico do Município, uma vez que o índice vinha em constante queda desde o ano de 2012, acumulando um déficit de aproximadamente 30% nos últimos 05 anos.