Toyota apresenta o novo Yaris ao mercado brasileiro

Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o modelo da montadora japonesa conta com design harmonioso e cheio de estilo

Posicionado entre o Etios e o Corolla, modelo vai brigar pela liderança de vendas no segmento de compacto premium Fotos:: Toyota Imprensa

Chegou ao Brasil o novo Yaris, carro global da Toyota e sucesso de vendas em diversos países do mundo. Com design harmonioso e cheio de estilo, excelente espaço interno e qualidade interior impressionante, o Yaris é um carro “One Class Above”, ou seja, digno de produtos de categoria superior, e foi feito para representar um novo momento na vida das pessoas.
Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios e fazem do compacto um exemplo de conforto, dirigibilidade e economia de combustível; transmissão automática CVT e manual de seis velocidades, além de uma recheada lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.
As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.
A concepção do Yaris levou em consideração cinco pontos importantes:
Design avançado e emocional – tanto a versão hatch como a sedã possui desenho primoroso, elegante;
Conforto expansivo – interior espaçoso, onde todos os passageiros sentam-se confortavelmente. Destaque para a ausência do túnel traseiro, o que faz com que o assoalho seja completamente plano;
Dirigibilidade e silêncio a bordo – rodar silencioso e macio garantem uma experiência agradável para todos os ocupantes;
Eficiência dinâmica – uma das principais características dos carros Toyota foi ainda mais aprimorada no Yaris;
Tecnologia e Segurança – Controle de estabilidade e tração para todas as versões e sete airbags na versão topo de linha são os destaques.
Motor e suspensão
O Yaris é equipado com os mesmos motores 1.3 e 1.5 do Etios, mas foram recalibrados para desenvolver mais potência. Exclusivo para o hatch, o bloco 1.3 desenvolve 94/101 cv e 12,5/12,9 kgfm de torque a 4.000 rpm, enquanto o 1.5 — único disponível no sedã — rende 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm a 4.000 rpm. O motor 1.3 pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas (somente na versão XL) ou a um câmbio CVT, enquanto o 1.5 é oferecido apenas com a caixa automática.
Segundo os números oficiais do Yaris no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o hatch da Toyota é o mais econômico da categoria. Considerando o consumo médio na cidade e na estrada, os índices variam de 8,8 km/l (Yaris hatch 1.5 manual) a 9,6 km/l .
Com 4,145 m de comprimento na versão hatch (4,425 m na versão sedã), 1,730 m de largura, 1,490 m de altura e entre-eixos de 2,550 m, o Yaris é mais comprido, largo e baixo do que o Etios, conservando porém a mesma medida entre os eixos. No hatch, a capacidade do porta-malas é de 310 litros, enquanto no sedã chega a 473 litros.
Segundo a Toyota, suspensão foi pensada para atender ao gosto brasileiro e tanto o sistema frontal quanto o traseiro tiveram altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. O objetivo, segundo a montadora, é ajustar o carro para as condições do asfalto brasileiro, além de atender às expectativas do motorista local. Na dianteira, usa McPherson com batente hidráulico; na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora.
No test-drive, o Toyota Yaris sedã, versão topo de linha XLS, com motor 1.5 de 110 cavalos, e câmbio de sete marchas, apresentou bom desempenho e ótima dirigibilidade. Outro ponto a ressaltar é o conforto proporcionado aos ocupantes.

Preços e versões do Toyota Yaris
Yaris Hatch
XL 1.3 (R$ 59.590): câmbio manual, rodas de liga leve de 15″, computador de bordo, volante multifuncional, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, tampa do porta-malas com abertura elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção regulável em altura, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis e ajuste elétrico de altura, alarme, Isofix, e sistema de som com conexão bluetooth.
XL CVT 1.3 (R$ 65.590): os mesmos da XL manual, mais câmbio automático CVT, piloto automático e indicador de direção econômica no painel.
XL Plus Tech CVT 1.3 (R$ 69.590): os mesmos da XL CVT, mais difusores de ar do painel na cor prata, banco traseiro rebatível, chave presencial, ar-condicionado automático, descansa braço traseiro e central multimídia com tela de 7″.
XS 1.5 CVT (R$ 74.590): os mesmos da XL Plus Tech, mais volante e manopla de câmbio com revestimento em couro, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, grade dianteira na cor da carroceria, bancos com revestimento parcial em couro, rodas com acabamento em preto e prata, borboleta para trocas de marcha no volante, painel com tela multifunção de 4,2″ e câmera de ré.
XLS 1.5 CVT (R$ 77.590): os mesmos da XS 1.5 CVT, mais maçanetas internas e externas cromadas, teto solar elétrico, faróis do tipo projetor com linha guia em LED, lanterna traseira de LED, sensor de chuva e airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista.
Yaris Sedã
XL Manual 1.5 (R$ 63.990): rodas de liga leve de 15″, computador de bordo, volante multifuncional, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, tampa do porta-malas com abertura elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção regulável em altura, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis e ajuste elétrico de altura, alarme, Isofix, e sistema de som com conexão bluetooth.
XL CVT 1.5 (R$ 68.690): os mesmos da XL manual, mais câmbio automático CVT, piloto automático e indicador de direção econômica no painel.
XL Plus Tech CVT 1.5 (R$ 73.990): os mesmos da XL CVT, mais difusores de ar do painel na cor prata, banco traseiro rebatível, chave presencial, ar-condicionado automático, descansa braço traseiro e central multimídia com tela de 7″.
XS CVT 1.5 (R$ 76.990): os mesmos da XL Plus Tech, mais volante e manopla de câmbio com revestimento em couro, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, grade dianteira na cor da carroceria, bancos com revestimento parcial em couro, rodas com acabamento em preto e prata, borboleta para trocas de marcha no volante, painel com tela multifunção de 4,2″ e câmera de ré
XLS CVT 1.5 (R$ 79.990): os mesmos da XS 1.5 CVT, mais maçanetas internas e externas cromadas, teto solar elétrico, faróis do tipo projetor com linha guia em LED, lanterna traseira de LED, sensor de chuva e airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista.