Vinícola Terraças produz sucos de uva com vinhedos próprios

São quatro tipos de sucos e vinagre. A vinícola é associada da Asprovinho, através de reportagens mensais iremos apresentar os 12 empreendimentos que fazem parte da associação. Nesta segunda reportagem falaremos da Vinícola Terraças

Guilherme, Helena e Vitor Fornasier Foto: Marlove Perin

Em 29 de junho de 2001 foi criada a Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho) visando proteger a natureza, a cultura local, os produtores de vinho e, sobretudo, preservar a qualidade e afirmar a identidade dos vinhos e espumantes produzidos no local.
A experiência de mergulhar no mundo do vinho pode ser vivida integralmente em Pinto Bandeira. O enoturismo é uma das atividades das vinícolas, desde uma visita com degustação conduzida por profissional até a hospedagem em pousada.
Vamos apresentar através de reportagens mensais os associados que fazem parte da Asprovinho: Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Don Giovanni, Cave Geisse, Valmarino, Empório Castellamare, Terraças, Chef M. Crippa, Casa da Cultura Sueca, Sabores da Montanha, Bistrô Champenoise, Pousada Elida / Colheita Butique Sazonal e Villa Cristina. Nesta segunda reportagem iremos falar um pouco da Vinícola Terraças.

Guilherme Fornasier, enólogo da Vinícola

VINÍCOLA TERRAÇAS
É a principal referência da região ao tratar de suco de uva. Apesar de chamar-se Vinícola Terraças, a pequena empresa familiar não produz vinho, focando sua atenção somente no suco de uva e vinagre. Por ano, são 130 mil litros elaborados no município de Pinto Bandeira com vinhedos próprios. A vinícola é familiar, administrada pelo fundador Vitor Fornasier, 54 anos, a esposa Helena e os filhos Guilherme e Gustavo. 60% da produção é comercializada na região metropolitana do Estado, sendo o principal foco de venda fruteiras.

Especializada na bebida, é destino agradável e recomendado para famílias com crianças. A visita à intimista e aconchegante propriedade familiar tem um toque especial pela paisagem estonteante ao redor e conta com degustação de diversos tipos de suco. Além disso, conta com a explicação sobre a produção do que é considerada a expressão máxima da uva, impressiona.

 São quatro tipos de suco e para a próxima safra a vinícola irá começar a produzir vinhos tranquilos. A vinícola esta desenvolvendo o suco de goiaba integral e aguarda registro para a venda do produto. Porém os apreciados da bebida já podem degustar o produto na vinícola. “Nossa vinícola esta equipada para produzir sucos e precisamos aumentar nosso mix de produtos. Com isso temos a meta de aumentar os sabores de sucos e buscamos isso através de frutas que são cultivadas em nossa região, como por exemplo, a goiaba. Então a goiaba é pouca, mas tem. Temos também a ideia de produzir suco de pêssego e maçã, a mais longo prazo” explica o filho mais velho, o enólogo Guilherme Fornasier.
A Vinícola Terraças está localizada na Linha Jansen, KM 4, na Estrada de Pinto Bandeira. O telefone para contato é (54) 3455-6214 ou contato@montanhadovale.com.br.