Sessão Solene de entrega da Medalha Padre José Francisco

Na noite da terça-feira, 11, a Câmara Municipal de Pinto Bandeira realizou Sessão Solene de entrega da Medalha Padre José Francisco Picolli ao Otacir Sonaglio.

Foto: Sessão Solene de entrega da Medalha Padre José Francisco // Créditos: Marlove Perin

O Poder Legislativo também inaugurou a galeria da Câmara Municipal e galeria da mulher vereadora.

Histórico:
Nascido em 26/09/1939 no município de Pinto Bandeira, Otacir Sonaglio trabalhou e contribuiu para o desenvolvimento econômico do município. Como ofício, desempenhou atividades profissionais de ferreiro e motorista, onde iniciou sua trajetória de negócios no ano de 1955.
Como motorista, transportava leite e comprava pêssegos para vender no caminho até Farroupilha. Após, começou a vende-los no Ceasa e mercados, em Caxias do Sul e Porto Alegre. Nestas viagens conheceu novas variedades da fruta e foi para a cidade de Pelotas buscando novas mudas para distribuir aos produtores rurais locais.

A produção de pêssegos em Pinto Bandeira cresceu e os mercados para a fruta expandiram em face das novas variedades produzidas. O produtor Otacir Sonaglio buscou novos mercados em Curitiba e São Paulo, vendendo suas primeiras cargas. Sendo assim, o mercado passou a expandir e a produção começou a crescer cada vez mais.

Diante deste cenário, os produtores rurais perceberam a necessidade de montar câmaras frias para acondicionamento da fruta. Por volta do ano de 1980, Otacir Sonaglio instalou a primeira câmara fria no município. Assim, seu próximo passo foi alterar o método do transporte desta carga perecível. No ano de 1987 foi em busca de modelos de câmaras frigoríficas para os caminhões que transportavam a fruta, atingindo comércios ainda maiores e mais distantes para o pêssego. Atualmente, a fruta representa uma grande parcela da produção agrícola de Pinto Bandeira e, o município representa grande parcela da produção de pêssegos do Brasil.