Parlamento Regional discute segurança e saúde nos municípios

O Parlamento Regional esteve reunido na tarde da quarta-feira, 12 de setembro na Câmara Municipal de Veranópolis, abordando temas como telecomunicações, segurança e transporte escolar. Representando o Poder Legislativo de Monte Belo do Sul, esteve presente o vereador Presidente Onecimo Pauleti.

Pauleti abordou o tema sobre a importação de vinho e os altos impostos aplicados no vinho nacional. De acordo com o vereador a entrada de vinho importado prejudica o setor.

Foto: Raiane Martininghi – MTE 18.874

A Presidente em Exercício do Parlamento e vereadora, Patrícia Camassola Tomé levou aos vereadores sua preocupação com a segurança em São Marcos. Também questionou aos colegas sobre o auxílio moradia, concedido à policiais que trabalham e residem no mesmo município. Anteriormente São Marcos, através do Consepro, fazia o repasse deste recurso para o custeio da moradia dos mesmos. Porém, conforme a Lei 13.019 que estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público.

A reunião iniciou com a apresentação, aos demais membros, das reivindicações do Parlamento junto a Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a ampliação dos atendimentos de alta complexidade na Serra Gaúcha. Atualmente o hospital referência nesta área é o Pompéia, de Caxias do Sul, porém a entidade de saúde não está suprindo a demanda necessária. Segundo o levantamento do Parlamento Regional são mais de 2.400 cirurgias na região sendo aguardadas.

Outras pautas também tiveram espaço no encontro, como os projetos de cobertura de internet e telefonia para o interior. Nesse sentido, o Parlamento Regional irá realizar uma visita técnica ao município de Boa Vista do Sul, que está implantando o projeto-piloto. Também irá encaminhar documento ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS (Daer), para melhoria da sinalização das estradas da Serra, sobretudo a ligação de Nova Roma do Sul e Farroupilha pela ERS-448.

Foto: Raiane Martininghi – MTE 18.874

Outro tema, visando a segurança dos estudantes, é as condições dos veículos escolares de cada município. Cada Câmara pesquisará ambas as situações em suas cidades para realizar um quadro comparativo da Serra. Sugerido pelo presidente de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi, o Parlamento convidará para a reunião do mês de outubro os comandantes da Brigada Militar da região para tratar da segurança pública, entre os temas, o cercamento eletrônico.

Estiveram também na reunião, os municípios de Cotiporã, Garibaldi, Farroupilha, Nova Bassano, Nova Prata e Nova Roma do Sul. A próxima reunião do Parlamento Regional ficou marcada para dia 23 de outubro em Nova Roma do Sul, ás 14h.