Sucessão familiar: como ter sucesso?

Administrar uma empresa familiar é uma das tarefas mais delicadas que existe, e se ela faz uma empresa do meio rural, a tarefa fica ainda mais complexa.

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O processo de planejamento sucessório e administração envolve pessoas do mesmo sangue, portanto, vai além de apenas um contato profissional. Confira 5 dicas para que você possa melhorar sua gestão. Confira:

Separe os Caixas
Um dos problemas mais marcantes dentro de empreendimentos familiares, não apenas nos rurais, mas em qualquer empresa. Com um caixa à disposição, é comum que os donos utilizem o dinheiro da empresa para gastos pessoais. Entretanto, esse tipo de atitude pode ser extremamente danosa aos negócios, pois algumas pessoas não só não repõem o “empréstimo” feito no caixa, como também passam a efetuar a prática diariamente, transformando-a em um ciclo vicioso.

É essencial definir um valor que será destinado para o salário de todos, garantindo que eles recebam uma quantidade predeterminada todo mês para cobrir seus gastos. Assim, o dinheiro restante se mantém no caixa, disponível para a manutenção do negócio por meio de compra de matéria-prima, reformas, substituição de equipamentos, pagamento de funcionários, futuros investimentos, entre outros. Isso viabiliza saber se o negócio é lucrativo ou se as retiradas é que são incompatíveis com sua capacidade.

Determine o salário de cada membro da família​
A determinação do salário dos familiares que trabalham na empresa rural é uma das tarefas mais complexas, pois todos podem querer receber igual. Em toda corporação, sempre há aqueles que se destacam mais do que os outros devido ao seu empenho e dedicação. Porém, para recompensar essas pessoas é preciso expor suas qualidades e aptidões para não causar um sentimento de revolta entre os demais parentes.

Uma boa forma de determinar esses valores, portanto, é definindo um teto de retirada para os donos e racioná-lo conforme as porcentagens. Para os que trabalham diretamente na empresa, é preciso calcular um salário compatível com a categoria na qual atuam e com o mercado.

Foto: Administrar uma empresa familiar é uma das tarefas mais delicadas que existe

Tenha um planejamento bem definido com acordos transparentes e todos comprometidos
Todos os negócios necessitam de um planejamento bem definido. No caso de empreendimentos familiares, esse documento deve ser transparente e estar sempre disponível para consulta.

Em virtude do envolvimento de muitas pessoas da família, é normal que os interesses pessoais de cada um possam divergir da estratégia do negócio. Porém, é fundamental que, neste momento, todos pensem somente no futuro da empresa. Para isso, é preciso colocar em prática a criação de conselhos, profissionalizar os membros da família e adotar a realização de reuniões periódicas entre os familiares envolvidos no negócio para deliberar assuntos pertinentes a ele. Dessa forma, as decisões e os processos ficam claros para todos.

Nessas ocasiões, é indispensável que os líderes da família saibam ouvir os demais e, ao mesmo tempo, permitam que todos façam críticas e perguntas. Inicialmente, os líderes podem custar a obter feedbacks relevantes, no entanto é necessário ter paciência nesta etapa, uma vez que os parentes mais reservados podem contribuir com as ideias mais inovadoras.

Administrar problemas e conflitos
Conflitos surgem em todas as empresas. Destaca-se quem consegue remediar uma situação desse tipo antes que uma simples discussão possa causar efeitos danosos aos negócios. Por isso, recomenda-se atenção aos aspectos a seguir, na medida em que podem ser úteis quando você precisar lidar com ocorrências de conflito:

Foco no resultado
A razão de existir de um empreendimento é a geração de lucro para os proprietários e sócios. Quando todos os integrantes têm interesse em fazer com que a fazenda ganhe mais dinheiro, eles estão concentrados em solucionar todo tipo de problema para que todos obtenham o resultado esperado. Assim, com esse pensamento, fica mais fácil evitar discussões desnecessárias.

Comunicação
A melhor e mais eficaz forma de resolver conflitos é conversar a respeito de um problema antes mesmo que ele ocorra. O diálogo constante é fundamental na tomada de decisões. Outro ponto importante é alinhar as expectativas entre as gerações envolvidas no negócio para evitar cobranças desnecessárias e frustrações.

Evitar conversas, críticas e questionamentos é um grande erro, pois essas atitudes podem levar a empresa a diminuir o crescimento e até acabar. Portanto, deve haver disposição para escutar as mais diversas opiniões e conselhos, e analisá-los com coerência. Esse tipo de posicionamento desperta a confiança nos demais membros.

Acordo familiar
O ideal é criar um conjunto de normas e obrigações que determinará a relação entre família, sócios e empresa. Os aspectos deste acordo deverão ser levantados e estabelecidos pela família, considerando fatores como:

Valores e Princípios da Família
Objetivos;
Responsabilidades;
Autonomia dos membros;
Outros assuntos que julguem necessários.
Depois de definir os fatores relevantes que motivam a família, firme um documento por escrito para que seja do conhecimento de todos os envolvidos e sirva para consultas. Todos devem assinar o acordo familiar para validá-lo.

Mantenha uma rotina de controle de desempenho e análise dos resultados
Para manter o negócio operando, é preciso controlar tudo que acontece a fim de ter uma visão ampla de como o empreendimento está. Desse modo, uma rotina de gerenciamento de desempenho (performance) e análise de resultados é importantíssima. Ao definir as metas e os objetivos, é necessário identificar também quais são os indicadores-chave de desempenho do negócio, que o ajudarão a chegar ao ponto ideal. Com base nesses números, é possível constatar se o planejamento estratégico está no caminho certo.

Esses indicadores precisam estar integrados com os diversos setores do negócio, contemplando departamentos como produção, vendas, fornecedores, colaboradores e clientes. Dessa forma, todos passam a falar a mesma língua dentro da empresa, agilizando a tomada de decisões. Como você pode perceber neste post, uma gestão de empresas familiares deve ter total dedicação dos integrantes do processo para que tudo ocorra da melhor forma possível, bem como deve contar com uma consultoria especializada para que o processo dê certo.

Fonte: https://affectum.com.br/