Benefícios de diferentes tipos de farinhas são tema de oficinas gratuitas

Desde o mês de agosto, os usos e benefícios dos diferentes tipos de farinhas estão sendo apresentados aos multiplicadores ambientais e à comunidade garibaldense, por meio de oficinas gratuitas, realizadas no IEE Irmã Teofânia. A realização é da Prefeitura de Garibaldi, por meio do setor de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Palestra Tipos de Farinhas com a Nutricionista Andreia Klein Rizzi // Crédito: Jean Teixeira

Na primeira oficina, que abordou o processo de obtenção de diferentes farinhas, o ministrante Ademir Grazziotin mostrou a versatilidade no uso das farinhas de frutas e legumes, possibilitando o consumo de alimentos nutritivos mesmo quando não se tem acesso aos ingredientes frescos. Foram apresentadas farinhas de morango, acerola, limão, laranja, cenoura, maracujá, beterraba, açaí, maçã, berinjela, coco, chia, pêssego, linhaça e abacaxi.

Também no mês de agosto, Bruna Mara Postingher, da Econatura Produtos Ecológicos e Naturais, apresentou a farinha de casca e de semente de uva e os inúmeros benefícios para saúde de quem as consome e também para o meio ambiente, considerando que estes seriam classificados como resíduos, se não fossem utilizados dessa forma.

Na oportunidade, os participantes aprenderam a preparar bolo de laranja sem glúten com farinha e óleo de semente de uva orgânica, smoothie de morango, banana e farinha de casca de uva orgânica com leite de amêndoas, panqueca tradicional com farinha de semente de uva e panqueca de banana com farinha de casca de uva. Na última oficina, realizada em setembro, a nutricionista Andrea Klein Rizzi evidenciou a “batalha” enfrentada entre as opções de farináceos por aqueles que buscam uma alimentação sem a farinha de trigo, devido a algum tipo de intolerância ou por querer conhecer os benefícios de outras opções, como a de trigo integral, arroz, arroz integral, mandioca, coco, grão-de-bico, amêndoas, aveia, trigo sarreceno, sorgo, fubá, frutas como banana verde, berinjela e quinoa.

As oficinas são abertas ao público e gratuitas, mediante inscrições antecipadas pelo e-mail projetoambiental@garibaldi.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8248.

Confira as próximas atividades:
18 de outubro
Farinha colorida – oficina com degustação
Ministrante: Lídia Figheiró, do CETAP (Passo Fundo)
Local: IEE Irmã Teofânia – salão de festas
Horário: 9h às 16h

9 de novembro
Resíduos: recicláveis, orgânicos e rejeitos
Ministrante: Cláudia A. Schneider Maffei, da Educação Ambiental da SMED (Garibaldi)
Local: IEE Irmã Teofânia – salão de festas
Horário: 13h às 16h