Mais uma agroindústria familiar é inaugurada em Garibaldi

Garibaldi passa a contar com mais uma opção de produtos farináceos de qualidade, confeccionados com a tradição da produção colonial. Foi inaugurada na última quinta-feira, dia 13, a Delícias da Nair pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF/SDR).

Foto: Inauguração agroindústria Delícias da Nair // Créditos: Priscila Pilletti

Moradora de São Miguel, Nair Gabardo sempre gostou de fazer pães e cucas, e propôs à filha Carla a criação da agroindústria. Os farináceos são fornecidos para a merenda das escolas estaduais e também podem ser adquiridos na Feira do Produtor Rural, aos sábados. “Também estaremos presentes da ExpoGaribaldi, com nossos pães, bolos, biscoitos, cucas, grostolis, doces, salgados e tortas”, informou a produtora, que agradeceu ao apoio da família e Emater para a concretização da empresa.

Foto: Inauguração agroindústria Delícias da Nair // Créditos: Priscila Pilletti

Durante a inauguração, o vice-prefeito Antonio Fachinelli elogiou o espírito empreendedor e a união familiar. “Acreditamos nas agroindústrias como negócio e maneira de passar o conhecimento de geração a geração”, avaliou. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Luciano Rebelatto, destacou o interesse de desenvolver produtos com a essência rural e de acordo com a legislação, a exemplo da agroindústria de vinho colonial La Nostra Cantina, inaugurada em Marcorama no último mês.

Para a gerente regional da Emater da região Caxias do Sul, Sandra Dalmina, o sucesso das agroindústrias em Garibaldi deve-se pela união das famílias e entidades para colher os frutos. “Queremos continuar inaugurando mais empresas como esta, que agregam as famílias e propiciam a extensão rural”, afirmou. A Delícias da Nair ainda contou com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), viabilizados por meio da Consulta Popular, para a construção do saneamento básico.