Atividades da Semana Nacional do Trânsito conscientizam em Garibaldi

Motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas: todos integram o trânsito e a atenção conjunta deve ser constante. Durante a Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana reforçou as medidas educativas para que a sociedade reflita sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Foto: Atividades da Semana do Trânsito Escola João Machado Rosa // Créditos: Micheli de Oliveira

Neste ano, o tema da campanha foi “Nós somos o trânsito” lembrado em faixas em pontos de grande circulação de motoristas e pedestres em Garibaldi. E nas escolas, o tema foi abordado de forma ainda mais especial. Cerca de 1.300 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas municipais, estaduais e particular, receberam a Miniescola de Trânsito: uma estrutura é montada recriando o trânsito real, com veículos, faixas de segurança, placas de sinalização, semáforo para veículos e pedestres, e lombada eletrônica. Os estudantes embarcavam em um miniônibus criado especialmente pela Secretaria, para simular o tráfego.

Além da Miniescola de Trânsito, os alunos ainda receberam informações dos instrutores dos Centro de Formação de Condutores (CFCs) Autonomia e Casagrande, que são parceiros na realização da ação, junto à Brigada Militar. As crianças ainda receberam um jogo da memória com diferentes placas, para memorizar a sinalização brincando.

O projeto tem o intuito de trazer benefícios a longo e a curto prazo, uma vez que as atividades realizadas com as crianças têm por objetivo a conscientização para que no futuro se tornem motoristas responsáveis, e hoje pedestres educados.

Conforme o Secretário da Segurança e Mobilidade Urbana, Carlo Mosna as estatísticas mostram que os resultados são melhor recebidos quando disseminamos as informações pelas crianças, porque elas cobram dos pais. “Além disso, ensinamos a eles desde cedo sobre o respeito e normas no trânsito. A interação das crianças foi positiva, notamos a empolgação e a interação delas no momento em que a atividade era recriada, motivando-as a alertarem os pais do que aprenderam no momento em que se depararem com a realidade do trânsito” avalia o secretário Carlo Mosna.

Para a diretora da EMEF Attílio Tosin, Ivete Benini, a atividade foi muito produtiva, uma vez que a diversão aliada a educação, é uma excelente ferramenta para a formação do cidadão. Já a equipe diretiva da escola EEEF Carlos Gomes, relata que os alunos e os pais ficaram muito entusiasmados com a palestra e com o material de divulgação. “Certamente iremos notar diferença positiva no trânsito de nosso município, pois estamos desenvolvendo com as crianças ações de respeito a vida e a cidadania” avaliam as professoras.

Ao final das atividades, ainda houve a distribuição de material informativo nas vias de maior circulação do município.