Chuva de pedra prejudica alguns produtores em Cotipora e região

Fotos: Ederson Scussel // Propriedade de Moacir Scussel.

Ocorreu nesta madrugada, em Cotipora, uma chuva de pedras (granizo) que acabou atingindo o centro e arredores da região.
Alguns poucos produtores acabaram sendo afetados por essa intempérie da natureza, o que acabou por garantir a maioria das produções desta safra.

Já em Nova Pádua, a produção de frutas como o pêssego, ameixa e maça foram prejudicadas com o granizo, além das plantações de alho e cebola. Os prejuízos também se estenderam para moradias da comunidade. Entre 150 a 200 propriedades foram atingidas pela precipitação, que ocorreu por volta de 3h da manhã e durou cerca de três minutos.

De acordo com o prefeito Ronaldo Boniatti, algumas lavouras houve perda total da produção, uma vez que as frutas estavam em processo de crescimento. A perda maior se concentrou no Travessão Mutzel, na região de Belvedere Sonda. Há relatos também de estragos em parreirais no Centro e nas comunidades de Nossa Senhora do Pedancino, Santa Cruz e São Valentin.

No município de Nova Roma do Sul os prejuízos registrados foram maiores, principalmente nas lavouras de cebola e uva. Segundo a Emater, as propriedade que mais sofreram os danos estão localizadas nas comunidades de São Luiz e Castro Alves. Nos casos mais graves, a perda nas plantações de cebola ficou próxima dos 100%; já em relação aos parreirais, algumas propriedades perderam mais da metade da produção.