3 receitas com physalis, a frutinha amarela que decora doces e bolos

Aprenda a fazer pratos principais, sobremesas e até um drinque com a fruta que dá nome a uma das mais charmosas das confeitarias

Provavelmente você já encontrou algum doce decorado por essa fruta pequena de coloração amarela. De sabor doce e ácido, a physalis é comumente encontrada nas regiões temperadas, quentes e subtropicais e é rica em vitaminas A, C, fósforo, ferro, além de conter flavonoides (aquele encontrado também no vinho) e outros componentes bons para o organismo – tendo sido apontada como grande aliada no combate à diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, da bexiga e do fígado.

1: Geleia de physalis

Ingredientes
200 gramas de physalis
3 colheres de sopa de açúcar
100 ml de água

Modo de preparo
Remova as cascas dos physalis, lave-os em água corrente, pique-os em cubos pequenos, e reserve-os. Em uma panela em fogo baixo, adicione a água e o açúcar e deixe formar uma calda. Adicione os physalis, misture e deixe cozinhar por cerca de 30 min ou até que tenha reduzido e fique com a textura de geleia. Mexa continuamente para que não queime ou grude no fundo da panela. Retire a geleia da panela, reserve-a e deixe-a esfriar por cerca de 15 min. Sirva-a e decore-a com uma physalis ainda com a casca.

Para decorar a geleia quando for servi-la, puxe a casca no sentido contrário ao da fruta – cuidando para não destacá-la – e torça-a. Sirva a geleia junto de torradinhas ou com sorvete de creme. Rende 15o gramas.

2: Caipirinha premium de physalis

Ingredientes
1 dose de vodca, cachaça, saquê, rum ou o destilado que preferir
3 physalis
1 fatia de abacaxi
2 colheres de açúcar

Modo de preparo
Corte o Physalis ao meio e o abacaxi em cubos. Coloque em uma coqueteleira com o açúcar e macere levemente. Adicione o gelo e a dose. Agite e sirva.

3: Cheesecake de physalis

Ingredientes
2 ovos inteiros
1 xicara de açúcar light
1 xicara de chá de leite
150 gramas de cream cheese light
300 gramas de ricota
1 base de pão-de-ló sem o miolo
compota ou geleia de physalis

Modo de preparo
Bater os ingredientes até obter uma massa uniforme bem lisa e cremosa. Colocar a massa dentro do pão de ló e levar ao forno de 30 a 40 minutos a 180 graus, até a superfície apresentar uma leve tonalidade dourada. Acrescentar e espalhar 4 colheres de compota ou geleia de physalis sobre a massa dourada e levar novamente ao forno por mais 15 minutos a 180 graus. Retirar e resfriar naturalmente ou em refrigerador. Decore com physalis in natura.