Reunião com Governo Federal esclarece alternativas para amenizar prejuízos dos agricultores da Serra

Participaram lideranças de Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, São Marcos, Antônio Prado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul

O Coordenador Geral de Gestão de Risco e Seguro Agrícola, da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, José Carlos Zukowski, participou na quarta-feira, dia 28, na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, de um encontro para buscar soluções para amenizar os prejuízos causados pelo temporal na região da serra no dia 31 de outubro.
Participaram do ato lideranças dos municípios de Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, São Marcos, Antônio Prado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul. Estiveram presentes também representantes de empresas do setor vitivinícola, bancos, seguradoras, sindicatos dos trabalhadores rurais e EMATER.
O coordenador apresentou e esclareceu dúvidas sobre as linhas de subsídios para a agricultura familiar, como os programas Proagro, Proagro Mais, PRONAF e Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural-PSR. Além de programas como Bolsa Safra e Garantia Safra que são voltados para os agricultores familiares do Norte e Nordeste do Brasil, com critérios mínimos, que a grande parte dos agricultores da nossa região não se classificam, como por exemplo, a renda familiar de um salário mínimo, e no máximo dois hectares de área plantada.
Uma das alternativas apresentadas no encontro foi a realização de acordos com as instituições financeiras para prorrogação de financiamentos. Além de encaminhamento de alternativas para aperfeiçoar os programas do Governo Federal e enquadrar a realidade do sul do país nos programas sociais de ajuda em casos de desastres naturais.