Don Giovanni colhe safra 2019

Enólogo responsável Maciel Ampese

A Vinícola Don Giovanni começou a receber parte da safra 2019, a informação é do enólogo responsável Maciel Ampese.
A colheita de uvas realizada, entre janeiro e fevereiro está a baixo do esperado em termos de quantidade. Sobre a qualidade da safra, o enólogo afirma que “até o momento tudo vai bem, mas que é preciso acompanhar o clima nos meses de verão, quando se dá a colheita e cada varietal. Foi um ano que exigiu bastante do produtor por conta das condições climáticas, mas com o bom manejo e o bom trabalho ainda se conseguiu ter uma uva de qualidade” afirma Maciel.
A maior parte das uvas colhidas foram Chardonnay e Pinot Noir, ambos para produção de espumantes. As próximas variedades a serem colhidas, o Merlot (parte para vinho e espumante) Tannat e Ancelota. “No Chardonnay tivemos um ponto de maturação bom, conseguindo equilibrar, acidez, sanidade e açúcar. Tivemos perdas na questão da quantidade, principalmente por conta dos altos índices de chuva, no período da floração e maturação. Nas questões de qualidade, aliado ao bom manejo e seleção da uva, o clima estabilizou no período final, fato que nos ajudou a atingir a maturação necessária. Então, apesar das condições climáticas difíceis do ciclo, tudo indica que teremos produtos bons e com qualidade” explica.
No primeiro momento, foram colhidas cerca de 50 toneladas, das variedades Chardonnay e Pinot Noir para elaboração de vinho base espumantes. A expectativa de produção é 30% a menos da safra passada.

Uva Pinot Noir