Departamento Jurídico: a importância e o papel de cada setor na Cooperativa Aurora

Advogados, Rodrigo Da Silva e Daniela Mariano

O mundo dos negócios torna-se cada vez mais complexo com atualizações na legislação, fusões e aquisições, crescente número de processos judiciais, entre outros desafios pelos quais passam diariamente as empresas. Tendo vista este cenário, o Departamento Jurídico torna-se essencial e estratégico dentro das corporações. E na Cooperativa Vinícola Aurora não poderia ser diferente.
A Cooperativa possui um departamento jurídico interno formado por dois advogados, Rodrigo Da Silva e Daniela Mariano e também outros escritórios jurídicos que prestam assessoria e este departamento. “Somos encarregados pela gestão do departamento jurídico, todos os contratos passam pelo nosso setor. Fizemos a gestão dos documentos. Também analisamos a viabilidade e repassamos ao departamento responsável. Damos um suporte ao associado e esclarecemos dúvidas. Trabalhamos com a elaboração e análise dos mais variados tipos de contratos” explica Rodrigo.
“Temos um desafio diário, um aprendizado. Além disso, o Jurídico é uma área que necessita de integração constante com todas as demais, principalmente financeiro e contabilidade e, por isso, a presença do departamento jurídico aumenta a interação com essas áreas” diz Rodrigo.
Com um mercado cada vez mais competitivo, os departamentos jurídicos das empresas precisam desempenhar suas tarefas de maneira integrada com a gestão das empresas, para apoiar os negócios. Por isso, devem cuidar de uma série de questões que podem parecer alheias à área jurídica, mas que, na realidade, possui muita ligação.
Por fim, é fundamental que o advogado atuante dentro de uma empresa tenha noções de gestão, além de conhecer profundamente o core business da empresa e passem a estar ainda mais habilitados a contribuir com o negócio e realizar um trabalho colaborativo, como deve ser. Ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás quando o jurídico só tratava de questões estritamente jurídicas, o grande diferencial, hoje, está justamente na capacidade dos profissionais de entenderem a empresa, suas necessidades e objetivos.