Safra de tomate anima produtor

Renan Paludo com 3.200 pés, das variedades saladate e paronset Foto: Divulgação

O agricultor Renan Paludo de Monte Belo do Sul está otimista com a safra que começa a ser colhida de tomate. O clima local ajudou no desenvolvimento e na qualidade do fruto. E essas características devem refletir no preço, que está bom.
Dono de uma plantação com 3.200 pés, das variedades saladate e paronset Renan colheu 100 caixas até o momento. O valor está sendo negociado é em torno de R$ 60,00 a caixa de 24kg.

Três dicas para cultivar tomate orgânico
Existem cultivares de tomate desenvolvidas especificamente para sistemas orgânicos. São rústicas, resistentes a pragas e doenças, e têm capacidade de produção em condições de uso de fertilizantes de baixa solubilidade. Recomenda-se obter mudas em estufas com plástico na cobertura, proteção lateral com tela clarite anti-insetos e, preferencialmente, usando irrigação por microaspersão. sando irrigação por microaspersão. Veja mais informações em ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102923/1/Substrato-para-producao-de-mudas-1.pdf. 

Sugestões de modelos de estufas e de manejo das condições climáticas internas podem ser verificadas em ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPH-2009/31468/1/ct_38.pdf.
As mudas estão prontas para o transplante entre 25 e 30 dias após a semeadura. Indica-se espaçamento de 1 a 1,20 metro entre linhas e de 0,7 a 0,5 metro entre plantas. Para informações de adubação acesse ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102914/1/Composto-organico-embrapa-hortalicas.pdf.

Há ainda a necessidade de tutoramento para o plantio de tomate e obtenção de certificado, para o produtor fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

 

Quiche de tomatinho
Ingredientes
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 /3xícara (chá) de manteiga gelada
1 ovo
1 colher (sopa) de água
1/2colher (chá) de sal
Recheio
300g de tomates-cereja
Sal e noz-moscada ralada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
4 ovos
1 e 1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco
160 g de queijo Gruyère ou similar ralado grosso

Modo de preparo
Peneire a farinha e o fermento em uma tigela, acrescente a manteiga e misture até incorporar. Adicione o ovo batido com a água e o sal e amasse até dar liga. Deixe em repouso por 20 minutos.
Abra a massa com o rolo e forre a base e a lateral de uma fôrma de fundo removível (22 cm de diâmetro por 3 cm de altura). Fure a massa em vários pontos com um garfo e reserve na geladeira.
Tempere os tomates com sal e noz-moscada a gosto, regue com o azeite e espalhe sobre a massa. Bata os ovos, junte o creme de leite e o queijo e misture bem. Tempere com sal e noz-moscada e despeje sobre os tomates.
Asse em forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até que o recheio fique firme e levemente dourado.