Novos Auditores alinhados às práticas do Sistema de gestão

Graziane Tomczak Marodin , supervisora Cassandra Marcon Giacomazzi,e Taís Ariotti Foto: Marlove Perin

O SIGA – Sistema Integrado de Gestão Aurora é um processo de apoio na Cooperativa com responsabilidade de respaldar toda a organização, principalmente a área produtiva, no sentido de manter as certificações de gestão implementadas atualmente na empresa. Para tanto o SIGA conta com
três colaboradoras: a supervisora Cassandra Marcon Giacomazzi, Graziane Tomczak Marodin e Taís Ariotti.
As operações na Cooperativa Vinícola Aurora seguem três certificados reconhecidos no mercado: a NBR ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade, a NBR ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental e a FSSC 22000 – Gestão da Segurança de Alimentos. “Nosso processo está integrado a todas as áreas visto que, através da implementação das normas e políticas internas, permeia por toda a hierarquia. Tão importante quanto conquistar estes padrões é proporcionar sua manutenção, com a capacitação constante do quadro de colaboradores” explica Cassandra Marcon Giacomazzi, responsável pelo SIGA – desde 2004, quando iniciou a implementação da ISO 9001.
Em 2018, Cassandra explica que foi investido em treinamentos in company na Cooperativa com afinalidade de renovação do grupo de auditores internos. Além de reforçar o time existente, outros foram capacitados, contribuindo para a melhoria contínua dos processos. Foi capacitada também a Equipe de Segurança de Alimentos (ESA) propiciando competências ao grupo nos controles de processo, assegurando produtos seguros aos consumidores. “Chegamos a cada uma das etapas do processo produtivo através de uma equipe multidisciplinar que chamamos de Equipe de Segurança de Alimentos” explica Cassandra.

Produtor
O elo entre o Sistema Integrado de Gestão Aurora (SIGA) e o produtor ocorre através do Departamento Agrícola, prestando orientações no cultivo e manejo através da Caderneta de Campo.

Responsabilidade Ambiental
Nas área ambiental foram realizadas melhorias na área de Armazenamento Provisório de Resíduos da Unidade II, além de um novo planejamento para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos da organização para melhorar a sistemática já existente, atendendo requisitos legais e padronizando as atividades. O SIGA também iniciou um trabalho de apoio e acompanhamento relacionado ao controle documental na operação da Estação de Tratamento de Efluentes.