Check up da fertilidade

Dra Eleonora Bedin Pasqualotto Ginecologista da área de Reprodução Humana, Professora de Medicina da UCS e Diretora do Conception Centro de Reprodução Humana

Se você pretende comemorar o próximo dia das mães com seu primeiro filho, realizar o sonho de construir uma família, o primeiro passo é encarar um check-up de fertilidade. Mas o que é esse check-up?
É uma consulta com médicos ginecologista e urologista, em que, além da avaliação física da futura mamãe, o casal é questionado quanto ao seu histórico de saúde e encaminhado para a realização de diversos exames. Os testes realizados são recomendados para avaliar doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino, como ecografia e o papanicolau para as mulheres e o espermograma para os homens, bem como a testagem para doenças sexualmente transmissíveis. Também são monitoradas doenças que podem ocasionar mal-formação no feto e nos hormônios sexuais.
Com os resultados em mãos, o médico poderá avaliar se o casal está apto a gerir um bebê saudável, verificar a necessidade de vacinações prévias e de aconselhamento genético. Recomenda-se que o check-up seja realizado de seis meses a um ano antes da gestação, inclusive para uso de suplementos necessários para a gravidez.
Um casal em idade fértil deve alcançar a gravidez em até um ano de tentativas frequentes sem uso de métodos anticoncepcionais. Caso contrário, o próximo passo é investigar infertilidade com médicos especialistas em reprodução humana, por meio do encaminhamento do próprio médico ginecologista ou urologista.