,

Monte Belo do Sul participa da maior feira vinícola da América Latina

Wine South America ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. São esperadas mais de 250 marcas expositoras nacionais e estrangeiras

Produtores de Monte Belo do Sul estarão na 2ª Wine South America Foto: Gilmar Gomnes

Maior produtor de uvas per capita da América Latina, com mais de 45 milhões de quilos da fruta colhidos anualmente, Monte Belo do Sul confirma a renovação da participação na Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que ocorre entre os dias 25 e 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque), na Serra Gaúcha. O estande coletivo contará com a participação de seis empreendimentos da Associação dos Vitivini

Moscatel Casa Fantin Foto: Divulgação facebook

cultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), que dividirão o ambiente com a prefeitura municipal.
As vinícolas Casa Fantin, Casa João Moro, Faccin Vinhos, Famiglia Tasca e ValleBello e a Tanoaria Mezacasa divulgarão a qualidade dos vinhos e barricas produzidos na cidade de 2,6 mil habitantes. Já a Secretaria de Cultura e Turismo convidará o público da Wine South America para que conheça os pontos turísticos e os atrativos do município localizado dentro do Vale dos Vinhedos, que envolve 40 diferentes ofertas, entre empresas, empreendimentos gastronômicos e artesãos. Monte Belo do Sul também estará divulgando a segunda edição do evento enogastronômico Vieni Vivere la Vita Festival, que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, na praça Padre José Ferlin.
“A Wine South America propicia muitos contatos entre os compradores e os empreendedores do nosso município, além de atrair turistas para Monte Belo do Sul. Estar na feira é falar diretamente com o público que queremos atingir, que buscam micro e pequenas vinícolas, que possam oferecer rótulos mais exclusivos para quem compra”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.
Além dos principais players nacionais, já está confirmada a participação de expositores de outros países, como África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. A expectativa é superar as 250 marcas da primeira edição, realizada em 2018, quando aproximadamente 6 mil visitantes passaram pela Fundaparque. A principal feira profissional do setor vinícola na América Latina terá ainda estandes de cachaçarias e produtores de azeite de oliva.
Também serão realizadas rodadas de negócio com compradores nacionais e internacionais, viabilizados por meio de parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Casa João Moro Foto: Divulgação facebook

Concursos e masterclasses
Entre as principais novidades da edição deste ano é o concurso 10 Star Wines – Wine South America Awards, que premiará os melhores rótulos expostos no evento. Com curadoria da revista Prazeres da Mesa, cada empresa participante pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as 10 categorias da premiação, que incluem nacionais e importados. O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia do evento (25 de setembro), no pavilhão do Fundaparque. Os produtos ganhadores estarão expostos em local destacado durante o período da Wine South America e, no dia 26, na própria feira, haverá uma degustação orientada com os rótulos distinguidos.
Outro concurso, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, premiará os melhores sucos do Brasil, em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos ganhadores será realizado também no primeiro dia da Wine South America, no auditório Wine Conference. Os sucos de uva vencedores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, uma masterclass com as bebidas vencedoras, no espaço Wine Tasting.
Durante o período, os visitantes da Wine South America também poderão participar de atividades temáticas. Entre os destaques está a volta do Master of Wine britânico Alistair Cooper que apresentará a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. Outra atração é o painel com as empresas Wine.com e Evino, que falarão sobre e-commerce, um mercado que vem crescendo de forma rápida e consistente em todos os continentes.
A Wine South America contará, ainda, com degustações orientadas de vinhos brasileiros, em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Integram também a programação da feira masterclasses sobre o produto que levou a Argentina ao estrelato no mundo do vinho, o Malbec, e painéis sobre a produção vinícola do Uruguai, França, Itália e Portugal.

Avaliação Nacional de Vinhos
Assim como ocorreu na primeira edição, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) é apoiadora da feira, já que o evento culmina com a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela entidade no último sábado de setembro. Único do gênero no mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. As amostras de oito regiões produtoras do país já foram degustadas às cegas por enólogos e o resultado será apresentado para o grande público no dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves.
“A Wine South America chegou para fortalecer o que produzimos, como canal de ligação com o mercado, aproximando

Antônio e Bruno, proprietários da Faccin Vinhos Foto: Divulgaçãoquem aprecia de quem elabora. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros e, junto com a feira, esperamos poder levar os rótulos verde-amarelos para os quatro cantos do mundo”, reforça o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE.

Sobre a Wine South America
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa, a Wine South America tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul