Saiba como foi a eleição do Conselho Tutelar em Monte Belo do Sul Pinto Bandeira e Santa Tereza

No domingo, 6 de outubro, os brasileiros foram às urnas para escolher os representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Trinta mil conselheiros foram eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.
A participação na escolha dos novos conselheiros não é obrigatória e a votação ocorreu até às 17h. Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem se candidatar aos conselhos tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos ou mais e que sejam de “reconhecida idoneidade moral”.
O ECA estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes.
A lei também diz que o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é “estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público”.
Os eleitos no domingo, tomarão posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.
Em Monte Belo do Sul foram 948 votos válidos. Mônica Mônica Cettolin, Silvane Goin, Máricia Somenzi, Cristiane Marques de Almeida e Vera Vera Lúcia dos Passos foram eleitas.
O Comdica de Monte Belo divulgou um comunicado informado que as candidatas Mônica Cettolin e Janete Meazzi Rasia são cunhadas, e não podem atuar juntas, ao mesmo tempo, conforme a Lei 8069-1990, Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece em seu Art. 140: “Dos Impedimentos
Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.” Por esse motivo, assume a candidata Márcia Somenzi, mais votada.
Em Pinto Bandeira foram 405 votos no total e os eleitos foram: Rosimeri De Toni, Ivone Cosme, Fatima Pereira, Marli Ferrari e Mariangela Leopoldina.
Em Santa Tereza foram 626 votos válidos. Eleitos Letícia Villa, Camila Campestrini Zaffari, Solange Ceriotti Zilio, Claudete Panizzi Ceriotti e Carine Adriane Schwinn.