Leandro Bianchi Santini é o Enólogo do Ano 2019

Enólogo-chefe da Casa Perini é o 16º homenageado pela ABE

Leandro Bianchi Santini e o presidente da ABE, Daniel Salvador Foto: Jeferson Soldi

Depois de atravessar 2019 promovendo o vinho brasileiro e oportunizando aos associados o aprimoramento técnico e o compartilhamento de novos conhecimentos, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) reservou a noite de sexta-feira, 25 de outubro, para celebrar o Dia do Enólogo e os 43 anos da entidade, ambos comemorados em 22 de outubro, e também anunciar Leandro Bianchi Santini como o Enólogo do Ano 2019. O jantar realizado no Centro Empresarial de Bento Gonçalves reuniu mais de 150 enólogos.
Santini é enólogo-chefe da Casa Perini. Formado no Curso Superior de Viticultura e Enologia em 2005, é presidente do Conselho Técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), que gere a Indicação Geográfica de Espumantes Moscatéis em Farroupilha (RS). Ligado ao cultivo da uva e do vinho desde pequeno, logo buscou qualificação. Seus colegas de profissão o definem como um profissional comprometido com seu trabalho diário e com o setor. Colaborativo, defende o trabalho coletivo. O Enólogo do Ano 2019será premiado com uma viagem, que terá o propósito de visitar uma Feira do setor vitivinícola.
A distinção é uma homenagem que a ABE dedica à profissão de enólogo, desde 2004, enaltecendo a técnica e a sensibilidade da atividade. O processo de escolha seguiu três etapas. A primeira seguiu os seguintes critérios: ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a função, ter atuação setorial, inovar e ser associado da ABE, no mínimo há três anos, além de estar em dia com a Tesouraria.
O segundo passo foi selecionar os três nomes mais votados pelos associados com livre indicação, considerando experiência, formação e reconhecimento. Por fim, eles foram avaliados por um comitê formado pelos 15 enólogos já eleitos, resultando em nova pontuação. A junção desses fatores, aliada ao carisma, experiência, formação, participação e desempenho na atividade, foram decisivos para a escolha. O processo foi concluído no dia 18 de outubro.

Retrospectiva dos homenageados
2004 Antônio Czarnobay
2005 Gilberto Pedrucci
2006 Firmino Splendor
2007 Adriano Miolo
2008 Ismar Pasini
2009 Nauro José Morbini
2010 Lucindo Copat
2011 Daniel Dalla Valle
2012 Dirceu Scottá
2013 Juliano Daniel Perin
2014 Delto Garibaldi
2015 Christian Bernardi
2016 Flávio Angelo Zílio
2017 Carlos Abarzúa
2018 Cedenir Fortunatti
2019 Leandro Bianchi Santini