Cooperativa Vinícola Garibaldi promove encontro de jovens

Engajada na renovação do movimento cooperativista, e trabalhando pela perpetuação de seu negócio, a Cooperativa Vinícola Garibaldi promoveu um encontro de jovens no início de novembro. Na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi, o grupo de aproximadamente 60 pessoas participou de uma tarde de verdadeira imersão.
A programação teve apresentação de um detalhado panorama da Cooperativa, resgatando desde momentos marcantes de sua história até chegar nos números atuais, apresentados pelo presidente, Oscar Ló, e pelo diretor administrativo, Alexandre Angonezi. Entre os destaques que mais impressionaram, o quadro de colaboradores, que ultrapassa as 200 pessoas, e o volume de premiações conquistadas: em 2018, foram 86 medalhas, colocando a vinícola na condição de mais premiada do Brasil. Através de dinâmicas interativas, os jovens puderam expressar suas opiniões e compartilhar percepções sobre o pertencimento à cooperativa. Houve, ainda, troca de dados sobre os princípios do trabalho cooperativado e números do cooperativismo no Brasil.
Depois do alinhamento de informações institucionais, os jovens acompanharam apresentações de cunho técnico, com informações úteis para o trabalho produtivo no campo, como o sistema de avaliação de uvas. A proposta é trabalhar pela melhoria da qualidade da matéria-prima, com foco na redução de custos de produção e ampliando o sentimento de participação associativa.
Uma novidade compartilhada com eles foi o sistema AEGRO, aplicativo de gestão de propriedade e caderno de campo que está sendo disponibilizado para os associados. A ferramenta vai ajudar a estipular a produção média por variedade, para futuro pagamento por produtividade e qualidade da matéria-prima, além de permitir a rastreabilidade da produção. Com dados ainda mais precisos, deve auxiliar o produtor a tomar decisões mais acertadas, inclusive em questões envolvendo a gestão financeira, controle de estoques e outras atividades agrícolas. A programação encerrou com jantar de integração.