Começa a colheita do pêssego em Pinto Bandeira

Começa a colheita do pêssego em Pinto Bandeira

No sábado (23) na propriedade de Rogério Longo, na Linha Brasil, interior de Pinto Bandeira, aconteceu a solenidade de abertura oficial da Safra do Pêssego 2019/2020. A cerimônia, que precede a realização da 5ª Festa do Pêssego, nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2010.
O evento contou com a presença do prefeito Hadair Ferrari, vice-prefeito e presidente da 5ª Festa do Pêssego, Daniel Pavan, das soberanas a rainha Karla Fabrício, as princesas Rubiane Da Campo Rubbo e Francine Foresti, Secretários, Vereadores, produtores da comunidade, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG) de Bento Gonçalves – com extensão em Monte Belo, Pinto Bandeira e Santa Tereza -, Cedenir Postal, do vereador de Monte Belo, Onecimo Pauletti, assessores dos deputados Tiago Simon e Sérgio Turra, além de Afonso Hamm, dirigentes da Sicredi Serrana e do banco Banrisul, houve discursos que encerraram com benção do pároco Luiz Antônio Mascarello.
Capital Estadual do Pêssego de Mesa
Pinto Bandeira está confirmada pelo Governo do Rio Grande do Sul como a Capital Estadual do Pêssego de Mesa. A justificativa para o reconhecimento cita que Pinto Bandeira tem, em cerca de 400 propriedades rurais, 1.020 hectares de pêssego cultivados. A produção média é de 18 toneladas por hectare.

Pêssego
Na região de Pinto Bandeira e Caxias do Sul foi finalizada a colheita das variedades superprecoces, como Pampeano e PS 2, e iniciou a colheita, de forma bastante retardada, das variedades precoces, como a Kampai. A variedade Chimarrita ainda não foi colhida. Os frutos apresentam calibre e coloração medianos e sabor razoável. De forma geral, os pessegueiros demonstram boa sanidade e alto vigor. Na região Sul, a cultura do pêssego está em frutificação. Segue a colheita, completando 3% da safra. O amadurecimento é desuniforme. O boletim 12/2019 do sistema de alerta da mosca-das-frutas informa a necessidade de intensificar o uso de isca tóxica, composta de melaço ou proteína hidrolisada e inseticida registrado, e de realizar o controle por cobertura, o Informativo é Emater/RS-Ascar.