Associação Caxiense de Atenção ao Idoso atende 95 pessoas semanalmente em Caxias do Sul

Scan conta desde maio com uma nova equipe que atende diariamente idosos acima dos 65 anos

Associação Caxiense de Atenção ao Idoso atende 95 pessoas semanalmente em Caxias do Sul Foto: Divulgação SCAN

Há um lugar, no centro de Caxias do Sul onde idosos participam diariamente de atividades como artesanato, informática, música, dança. A Scan- Associação Caxiense de Atenção ao idoso, atende semanalmente a 95 pessoas acima dos 65 anos.
A Associação Caxiense desenvolve projetos socias, e atualmente oferece um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, buscando assim de forma coletiva, integração social e de exercício da cidadania. Na Associação, os idosos participam de atividades que qualificam a convivência familiar e evitam o isolamento.
A Scan desde março deste ano conta com um quadro permanente de oito novos funcionários fixos, sendo que cinco deles ficam diariamente no local e os demais ficam três vezes por semana. O quadro é formado pelo Gerente de Serviço Social Clenio Lopes, a Assistente Social Claudenise Fries, as educadoras sociais Andressa Tiscoski e Daniele Mazzochini, uma auxiliar de limpeza, e dois professores e uma cozinheira.
A estrutura está totalmente voltada para atendimento dosidosos e o trabalho contou com o financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul e Secretária Municipal do Esporto e Lazer – SMEl, através do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer – FIESPORTE, que proporciona as condições para execução do projeto esportivo.
O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos ocorre das 8h até as 17h, são grupos pela manhã e a tarde. Atualmente é custeado pelo fundo municipal do idoso – sendo o único recurso público, demais despesas são pagas através da arrecadação (roupas vendidas no brechó, telemarketing e doações espontâneas). A Scanbusca através do projeto garantir os direitos dos idosos e dar melhor qualidade de vida para os mesmos, explica o Gerente de Serviço Social Clenio Lopes.

Nova Diretoria
Desde julho deste ano, a Scan – Associação Caxiense de Atenção ao Idoso elegeu a nova diretora, que vai ser presidida entre 2019 a 2021.
Elisabete Hercília Padilha, advogada, foi eleita presidente. Léia da Cunha, do Lar, é a nova vice-presidente. Na oportunidade também foi eleito o primeiro secretário, Marcos Costa do Nascimento, Segundo Secretário, Viviane Zanotto Tosi, Primeiro Tesoureiro, Nelsa Leoni de Campos, segundo Tesoureiro, Cláudio Roberto Martins de Albuquerque e conselho fiscal: José Ivam Rodrigues, Tome Pietá, Alessandra Dambroz e Regina Márcia Mello.
A SCAN, Associação Caxiense de Atenção ao Idoso, é uma OSC (organização de sociedade civil ), de caráter filantrópico e assistencial, sem fins econômicos. A instituição foi fundada em 13 de abril de 1938, sendo a primeira entidade beneficente da cidade.
Aos interessados em fazer doações financeiras ou de roupas devem ligar para (54) 3221-7724 / 3214 – 1590 ou ir até o local que fica na Rua Pinheiro Machado, 2442 Sala 01 – São Pelegrino Caxias do Sul.