Departamento Financeiro Cooperativa Vinícola Aurora

Tesouraria: entenda a função desse setor dentro da Cooperativa Aurora

A equipe é formada pelos funcionários: Camile Schmidt Ranzi, Fernanda Cruz, Claudete Ribeiro, Fabricio Endres e Júlia Paim Foto: Marlove Perin

Dentro da área financeira de uma empresa há diversos setores, como controladoria, fiscal e tesouraria. Juntos eles cuidam desde a contabilidade da empresa até a gestão de caixa e análise de lucratividade do negócio. Cada uma destas áreas tem sua própria importância. Entretanto, o setor de tesouraria é um grande auxiliar no cumprimento do planejamento financeiro da Vinícola Aurora. A equipe é formada pelos funcionários: Camile Schmidt Ranzi, Fernanda Cruz, Claudete Ribeiro, Fabricio Endres e Júlia Paim.
“O departamento financeiro é o coração da empresa, ou seja, a empresa só consegue sobreviver se este departamento for eficiente e saudável. Como trabalha diretamente com finanças e cálculos, essa área exige alto nível de concentração e atenção explica a Supervisora financeira Camile Schmidt Ranzi.
A tesouraria tem como função administrar o caixa do negócio e, até mesmo, alocar valores determinados pelo planejamento estratégico financeiro em investimentos. Dessa forma, direta ou indiretamente, todas as áreas da empresa terão algum vínculo com a tesouraria. O setor é responsável por gerenciar a utilização do dinheiro da empresa. Isso quer dizer que é a tesouraria que realiza a gestão de caixa do empreendimento — fazendo os pagamentos, transferências e recebimentos pertinentes, com os devidos registros. Por isso, este setor é um dos que mais conhecem o funcionamento e a situação de toda a empresa — tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista operacional. Por isso, cabe a ela direcionar o dinheiro de forma a assegurar a manutenção e viabilidade de todos os negócios da Cooperativa.
“Nosso compromisso diário com a Vinícola é sempre apresentar um trabalho com dedicação, confiança, ética e darmos sempre o nosso melhor como equipe” explica Camile. Algumas das atividades sob a responsabilidade da tesouraria são:
Rotinas de crédito e cobrança, que implica em analisar cadastro de clientes e administrar duplicatas.
A gestão das contas a pagar também faz parte do trabalho da tesouraria. Isto implica em controlar as cobranças bancárias, os descontos e o que é devido, de modo geral.
A tesouraria ainda é a responsável pelos dados que compõem a conta caixa no balanço patrimonial da empresa.
Nos casos mais avançados, o trabalho da tesouraria inclui a negociação e controle de aplicações de recursos financeiros.