Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel acontece na próxima semana em Vacaria

A 17ª edição da Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel de Vacaria será realizada de 06 a 08 de dezembro, no Mercado Público Municipal, juntamente com a 7ª Feira de Frutas Nativas do RS.
No município, as pequenas frutas são uma das principais atividades da fruticultura. De acordo com a Emater/RS-Ascar, são cultivados 60 hectares de amora, 12 de framboesa, 19 de mirtilo e 44 de morango. Estas frutas, que se destacam pelas suas propriedades antioxidantes e nutracêuticas, estão na sua época produtiva. Desta forma, o público que for à feira terá a oportunidade de comprar frutas frescas para o consumo in natura, além de sucos, geleias, cucas, pães e bolos, e também mudas destas frutíferas para o cultivo em vasos ou nos quintais de casa.
Na sexta-feira à tarde (06/12), haverá distribuição de sucos e pequenas frutas para as crianças das escolas do município. No sábado (07/12) acontece a abertura oficial, às 14h. O Senac, em parceria com a Emater/RS-Ascar, realizará uma oficina de culinária com pequenas frutas. Na manhã de domingo (08/12) acontece a caminhada da longevidade, com saída em frente à Catedral Nossa Senhora de Vacaria. Esta ação visa promover a prática de atividade física e o apoio solidário a pessoas carentes, já que cada participante doa um quilo de alimento. Na chegada ao Mercado, os participantes recebem um copo de suco de amora, distribuído pela Associação dos Produtores de Pequenas Frutas de Vacaria (Appe Frutas).
O evento é uma realização da Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar