Vereadores de Santa Tereza aprovam Moção de Repúdio aos projetos de lei para Educação

Os vereadores de Santa Tereza aprovaram por unanimidade de votos em Sessão Ordinária da terça-feira, 26, a Moção de Protesto e Repúdio n°01/2019, contra os Projetos de Alteração no Plano de Carreira do Magistério Público Estadual, no Estatuto do Servidor Público do Rio Grande do Sul e na Previdência Estadual. Até terça-feira (19), Câmaras Municipais de 106 cidades gaúchas já debateram e aprovaram moções de apoio aos educadores(as) ou de repúdio às alterações no Plano de Carreira do Magistério, no Estatuto dos Servidores(as) e na Previdência do Estado. A autoria da matéria é de todos dos vereadores da Casa.

Indicação
De autoria do vereador Flavio Pierozan e do vereador Ivaldo Pissetti solicitam ao Poder Executivo a implementação de Parque Infantil, com diversificação de brinquedos na Praça Norte.
Durante a Sessão ocuparam a tribuna os vereadores Gisele Caumo, Luiz Carlos Riboldi e Cristiano Casagrande.
A vereadora Gisele Caumo em sua fala na tribuna enalteceu a equipe ASTECAN pelo jantar realizado e pela participação nos Jogos Abertos de Esportes Naúticos e Campeonato Gaúcho de Canoagem Velocidade em Caxias do Sul. Também, parabenizou o Poder Público Municipal pela realização do campeonato Citadino de Futebol. Solicitou ao Executivo esclarecimentos sobre o Natal dos Trilhos, que acontecerá no dia 07 de dezembro, divulgação feita no facebook da Prefeitura, na qual não está a programação do evento, e por isso grande parte da comunidade vem solicitando informações do mesmo.
Gisele falou sobre os indicativos divulgados recentemente pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), feito em conjunto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o estudo que avalia a saúde financeira de mais de 5 mil municípios brasileiros, a situação mais complicada, porém, está Santa Tereza, que com média geral de 0,3996 foi avaliada pelo IFGF como “gestão crítica”. O pior tópico da cidade ficou com investimento, com nota de 0,0773. Essa avalição é construída inteiramente com base em resultados fiscais oficias declarados pelas próprias prefeituras e disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), em 2018, o Índice analisou a gestão pública de 5.337 municípios, onde vive 97,8% da população brasileira. Para chegar à média final, o Índice leva em conta quatro indicadores: a autonomia, liquidez, gastos com pessoal e investimentos. “Vejam bem, cidades como Cotiporã e Garibaldi foram avaliadas como excelência de gestão, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira como uma boa gestão, somente Santa Tereza foi avaliada como gestão crítica. Infelizmente esta é a nossa realidade, é triste, preocupante, mas é real” diz Gisele. Para finalizar, a vereadora falou sobre as alterações no Plano de Carreira do Magistério, no Estatuto dos Servidores(as) e na Previdência do Estado, que a julga como absurda. “Tenho orgulho em dizer que esta Casa efetivou e aprovou por unanimidade de votos a moção de Repúdio aos projetos de lei para Educação” diz a vereadora.
Em seguida ocupou a tribuna Luiz Carlos Riboldi, solicitando ao Presidente da casa que renove o pedido de informações feito no dia 23 de outubro com relação a tomada de preços 011/2016 contrato com a empresa Correia Serviços de Jardinagem em que solicita cópias dos comprovantes dos funcionários com CTPS no período de 2018 até hoje, tendo em vista que até hoje não foi recebido do executivo respostas. Sobre a moção em defesa aos nossos professores, manifesto meu total apoio aos professores pelo desrespeito aos professores, feito pelo governo do estado através de “pacotão” diz Riboldi.
Por fim ocupou a tribuna o vereador Cristiano Casagrande, parabenizando a Astecan pelo jantar e pela participação dos Jogos Abertos de Esportes Náuticos e Campeonato Gaúcho de Canoagem Velocidade em Caxias do Sul.
Ouça na integra a sessão clicando no link: www.camarasantatereza.com.br/player/22
A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pelo Facebook. A próxima Sessão Ordinária será no dia 03 de dezembro, às 19h.