Slow Food no Natal Borbulhante

Voluntários vão servir sanduíche de costela feito com ingredientes locais na praça Loureiro da Silva, dia 17 de dezembro

Nessa noite, os voluntários do movimento vão preparar sanduíche de costela com ingredientes locais, das 19h às 23h, na Praça Loureiro da Silva Foto: Divulgação

O Slow Food Primeira Colônia Italiana será o responsável pela gastronomia do Natal Borbulhante de Garibaldi na noite da próxima terça, dia 17 de dezembro. Nessa noite, os voluntários do movimento vão preparar sanduíche de costela com ingredientes locais, das 19h às 23h, na Praça Loureiro da Silva. O lucro será destinado à manutenção das atividades do grupo, que promove o alimento bom, limpo e justo na Serra Gaúcha. Haverá opção vegana.
O movimento Slow Food, criado na Itália, é uma associação internacional sem fins lucrativos que defende o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial e produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto os produtores. Neste mês de dezembro, o Slow Food comemora os 30 anos da assinatura do Manifesto Slow Food, marcando formalmente a internacionalização do movimento. Atualmente, existem grupos em 160 países, num total de um milhão de voluntários, associados e ativistas.
A realização do Natal Borbulhante é do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A programação segue até o dia 03 de janeiro, na rua Buarque de Macedo.

Mais sobre o Slow Food
O lema alimento “bom, limpo e justo” que o Slow Food difunde diz respeito ao prazer da alimentação redescobrindo os sabores e ingredientes da cozinha regional, valorizando a produção agrícola do entorno, preservando as raízes gastronômicas locais e respeitando a sazonalidade na oferta de alimentos. Qualquer um pode – e deve – ser membro do Slow Food. O movimento é baseado no voluntariado e ativismo.
O convívio Slow Food Primeira Colônia Italiana foi criado há seis anos e tem sede em Garibaldi, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura local. O grupo difunde os conceitos do movimento por meio de mesas redondas, participação em eventos, educação para o gosto e a troca de experiências entre produtores, cozinheiros e consumidores.

Slow Food no Natal Borbulhante
Quando: 17 de dezembro, terça-feira
Horário: das 19 horas às 23 horas
Onde: Praça Loureiro da Silva, Garibaldi
O que: Sanduíche de costela preparado pelos voluntários do Slow Food Primeira Colônia Italiana com ingredientes locais (haverá opção vegana)
Quanto: R$ 15 cada sanduíche (facilite o troco!)

Atrações no dia 17 de dezembro:
18h30min – Orquestra Jovem de Garibaldi
19h30min – Banda Chá das Cinco
20h45min – Banda Disco Groove
22 horas – Pagode Samba Trio
Saiba mais sobre o convivium local do Slow Food: facebook.com/slowfoodprimeiracolonia/ ou www.instagram.com/slowfoodprimeiracolonia/
Associe-se em www.slowfoodbrasil.com