Sábado ocorre o Desfile Temático de Encerramento da Vindima

Colheita da uva Crédito Alexandra Ungaratto

No sábado, 14 de março, ocorre a primeira edição do Desfile Temático de Encerramento da Vindima. Com a finalidade de celebrar a safra e a colheita da uva, bem como o legado deixado pelos imigrantes italianos, comunidades do interior do município, de forma conjunta com o Poder Público e entidades organizam o evento. O corso alegórico tomará a Rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, a partir das 17 horas.
O desfile será composto por 14 comunidades do interior do município, finalizando com a corte da Fenachamp e uma alusão à Festa do Espumante Brasileiro, que representa toda a cadeia produtiva e identifica Garibaldi como a Capital do Espumante, totalizando o envolvimento de mais de 300 pessoas.
Marcando em grande estilo o encerramento da programação do Veraneio da Vindima, período em que garibaldenses e visitantes puderam colher e pisar uvas em propriedades rurais do município, realizar piqueniques, curtir filmes ao ar livre, conhecer a gastronomia, entre outras atrações que contemplaram o calendário.
A temática do desfile trará a saga da Imigração Italiana como mote principal. O cenário do desfile será a histórica Buarque de Macedo, local da chegada dos primeiros imigrantes italianos, há 145 anos. O desfile irá resgatar a história de esperança, dificuldades e superações, desde a partida da Itália, até o desbravamento da região, acidentada e de mata fechada, além do desafio de construir um novo lar.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade, a organização solicita que as pessoas levem suas cadeiras para melhor acomodação ao longo da via. A partir das 16 horas, na Praça Loureiro da Silva haverá comercialização de um prato típico, com salame, queijo, pepino e polenta brustolada, à cargo da Associação de Veteranos (AVG), além de produtos coloniais, pelas agroindústrias familiares de Garibaldi, incluindo o tradicional grostoli frito na hora, espumantes, vinhos e suco de uva.
O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, destaca a autenticidade em realizar este desfile na Rua Buarque de Macedo, “a nossa cidade poderá por meio deste cortejo, reviver a chegada dos imigrantes em um local que realmente fez parte desta história no princípio”, afirma Salvi.
O Desfile Temático de Encerramento da Vindima é uma promoção da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, EMATER e Comunidades do Interior e conta com o apoio das Secretarias de Saúde, Agricultura e de Mobilidade Urbana, Brigada Militar, Sicredi Serrana e Grupo de Escoteiros Almirante José de Araújo Filho.

Abertura do Veraneio da Vindima – Crédito Carina de Borba