Sicredi Serrana sempre próxima da comunidade

Neste momento de cuidado com a saúde e de incentivo ao distanciamento social, a Cooperativa intensifica a sua atuação nos canais digitais

Iliane Maria Ceccon Tondo, Gerente da agência de Pinto Bandeira, à frente da equipe da agência Foto: Marlove Perin

A Sicredi Serrana está ao lado dos seus colaboradores, associados e comunidade no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ciente do seu papel no que se refere à necessidade de manutenção da atividade econômica, a instituição financeira cooperativa implementou uma série de ações voltadas ao cuidado com a saúde das pessoas, a fim de evitar a propagação da doença e, ao mesmo tempo, garantir o bom atendimento aos seus associados.
Em entrevista, a Gerente da agência de Pinto Bandeira, Iliane Maria Ceccon Tondo, conta que a limpeza e a higienização das agências foram intensificadas, há álcool gel disponível em todos os ambientes e os espaços dos caixas eletrônicos receberam marcação no chão para sinalizar o distanciamento, tudo pensado para assegurar as melhores condições para os associados que precisam ir até as agências.

Agência de Pinto Bandeira

Com a pandemia, como a Sicredi Serrana, que sempre prezou pela proximidade e pelo contato “olho no olho” com o associado, está trabalhando?
“Nossas ações refletem os nossos valores. Estamos fazendo a nossa parte para evitar a propagação do vírus e orientamos que todos sigam os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. Desde o início, nossa preocupação foi com o bem-estar das pessoas, mas não fechamos os olhos para a saúde financeira dos nossos associados.
Por isso, buscamos formas de estar próximos, mesmo distantes fisicamente – seja através de uma orientação por telefone, do atendimento controlado na agência ou de visitas virtuais.” Iliane também explica que para atendimento à população que faz parte do grupo de risco, há um horário exclusivo, das 9 às 10 horas. “Com o avanço da pandemia, a Sicredi Serrana passou a trabalhar com o rodízio de colaboradores: uma parte do quadro atua nas agências e a outra em home office, fazendo contatos proativos com os associados para conversar e entender as necessidades de cada um. O uso do autoatendimento na agência segue disponível, porém a Serrana incentiva os associados a utilizarem o aplicativo para serviços como transferências e pagamentos, além do Internet Banking, que pode ser acessado pelo computador. Outras formas de contato com a agência são através do WhatsApp (51) 3358 4770, com atendimento das 9 às 17 horas, e do telefone 54 3468-0043.”

Atenção às condições de saúde da região
Frente às necessidades de estrutura e preparo que as cidades teriam que ter para atender as demandas da comunidade, a Sicredi Serrana, com o apoio do poder público e de entidades dos 23 municípios de sua área de atuação, mapeou prioridades no segmento da saúde. Este olhar de cuidado e carinho com as pessoas culminou com o redirecionamento dos recursos do Fundo Social de 2020 – cerca de 1,2 milhões de reais, que a Cooperativa destinaria à educação e cultura, foram investidos em saúde, culminando com a ampliação de leitos em hospitais, a compra de equipamentos, entre outros.

Acompanhamos nas mídias uma série de comunicações falando sobre a ampliação do prazo de pagamento de dívidas, a isenção do IOF e as linhas de crédito para folha de pagamento. Como a Sicredi Serrana se posiciona neste cenário?
“A Cooperativa está disponível para apoiar financeiramente os seus associados”, reforça Iliane. Referente à isenção de IOF e às linhas de crédito para folha de pagamento, como são iniciativas do governo, estão disponíveis em todas as instituições financeiras, inclusive na Sicredi Serrana. Sobre as ações do governo de isenção do IOF, todas as operações de crédito no período de 03 de abril a 03 de julho não têm incidência de alíquota de IOF básico e nem adicional. Isso para novas contratações, prorrogações, renegociações, enfim, para todas as operações tanto de adimplentes quanto de inadimplentes. Para obter linha de crédito para a folha de pagamento junto à Cooperativa, a empresa deve ter faturamento mínimo de 360 mil e máximo de 10 milhões anuais e possuir a folha de pagamento de seus funcionários com a Sicredi Serrana. O valor é limitado a R$ 2.090,00 por funcionário e a dois meses de salários. As empresas que utilizarem esta linha não poderão demitir sem justa causa neste período, conforme estabelecido pelo governo. “Paralelo às iniciativas do governo, a Sicredi Serrana, conta com linhas próprias para atender prontamente os associados: linhas emergenciais, capital de giro, investimentos, comercialização e convênios de antecipação do pagamento da safra do produtor. Sobre a ampliação do prazo de pagamento de dívidas, a Cooperativa optou pela flexibilidade, podendo trabalhar com 60 dias ou mais, conforme as necessidades de cada associado, priorizando o entendimento do seu momento de vida, o impacto da pandemia no seu dia a dia, e um olhar sobre a perspectiva do seu futuro financeiro”, explica Iliane.

Sobre a suspensão da prova de vida
O governo formalizou a suspensão da prova de vida para aposentados e pensionistas por 120 dias, a contar de 16 de março. Normalmente, todo segurado que recebe o benefício através de conta em banco ou cartão magnético precisa passar por este procedimento presencial uma vez ao ano. “Assim que for liberada a prova de vida, a Sicredi Serrana, como de costume, informará aos seus associados sobre as novas datas”, reforça Iliane.

O momento econômico atual impactou na liberação de recursos para os investimentos do agronegócio?
“A crise provocada pelo coronavírus paralisou atividades, estagnou setores e impactou diretamente a economia nacional. É claro que este cenário impacta também no agronegócio, porém não de uma forma tão imediata”. Iliane acredita que o impacto virá no momento de comercialização de safras. “Mesmo com os produtores rurais
cautelosos, liberamos neste período aproximadamente 2,1 milhões de reais para investimentos em Pinto Bandeira, seja para novos plantios, aquisição de máquinas e equipamentos para modernização das propriedades”, complementa a Gerente. “Como já é “clichê”: o Agro não para. E isso nós consideramos um forte pilar de sustentação da economia. E somos fortes apoiadores deste segmento em toda a nossa região. Ao estarmos juntos e sermos consultores dos nossos associados, fortalecemos ainda mais o nosso propósito de “Fazer o Mundo Prosperar”, valorizando e fortalecendo a essência do cooperativismo para os mais de 115 mil associados da Serrana”, diz ela.

A empresa tem uma grande força no interior?
“Um indicador interessante, que reforça a força do Sistema Sicredi no Rio Grande do Sul, é que nos municípios com menos de 100 mil habitantes, 40% da população economicamente ativa é associada da Cooperativa. Outro ponto relevante é a inclusão financeira: em 99 municípios do estado, o Sicredi é a única instituição financeira presente, fomentando o desenvolvimento regional. E a Sicredi Serrana faz parte deste contexto.”

Cuidado redobrado com golpes e fraudes
Iliane alerta para que os associados fiquem atentos aos golpes e fraudes que estão sendo praticados por telefone e internet. “Informamos que nunca ligamos para você solicitando dados pessoais, senhas e códigos recebidos por SMS. Não enviamos mensagens via SMS com links para transações. Se isso acontecer com você, desligue imediatamente e entre em contato com a gente, ou pela Central de Atendimento: 0800 724 7220.” A Sicredi Serrana quer fazer a diferença neste momento de desafio e contribuir com a recuperação do país o mais rápido possível.

A limpeza e a higienização das agências foram intensificadas, há álcool gel disponível em todos os ambientes e os espaços dos caixas eletrônicos receberam marcação no chão para sinalizar o distanciamento, tudo pensado para assegurar as melhores condições para os associados que precisam ir até as agências.