,

Serra pode ter neve e chuva congelada entre quinta-feira e sábado

Preparem casacos, luvas, mantas e botas porque a previsão é de frio intenso, com possibilidade de neve e de chuva congelada em cidades da Serra de quinta-feira (20) a sábado (22). De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno pode ocorrer com a combinação de umidade e frio na região. Os meteorologistas se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) para analisar o cenário. As cidades dos Campos de Cima da Serra têm condição para neve na noite da quinta-feira. Contudo, o meteorologista Celso Oliveira, ressalta que a neve pode se espalhar por toda a Serra: “Claro que há mais condições para os municípios dos campos de Cima da Serra, mas o que chama a atenção é que a neve deve se espalhar pela Serra, e por demais regiões do Estado. Há forte possibilidade de o fenômeno ser registrado em Caxias do Sul, no Vale dos Vinhedos e na região de Passo Fundo, Soledade. A neve pode ser registrada em função dessa combinação de ar frio com bastante umidade”
“Há possibilidade de nevar nos três dias. Não vai ficar nevando intensamente o tempo todo, mas há condições de ter essa alternância de neve e chuva congelada de quinta até sábado em vários pontos do Estado” afirma Oliveira.
Ele alerta: quem puder fique em casa. “Vai fazer muito frio, muito frio mesmo. Não será um bom dia para sair de casa. Em algumas cidades mais altas da Serra, as temperaturas serão negativas, mas a sensação térmica será ainda mais gelada. Não terá sol e haverá vento, serão dias muitos frios e não será recomendável sair em casa, então se puder não saia” aconselha.
Ainda segundo o meteorologista, em comparação com 2013, quando nevou no RS e em Santa Catarina, esse evento climático desta semana pode ser mais forte.