Torcida alviazul conhece livro dos 100 anos do Clube Esportivo

Transmissão online que marcou o lançamento da obra ‘Um século alviazul’ ocorreu no aniversário do clube, 28 de agosto, com homenagens e tributos a personagens históricos

No dia do aniversário de 101 anos do clube esportivo teve bolo simbólico formado por livros Crédito das fotos: Idovino Merlo

Bem no centro do gramado do estádio Montanha dos Vinhedos, palco de grandes conquistas, um dos mais importantes registros históricos do futebol gaúcho foi lançado. Com 328 páginas carregadas de um enorme simbolismo, o livro ‘Um século alviazul’ chegou ao público como a coroação de uma gloriosa trajetória mais que centenária.
Justamente na data de aniversário do Clube Esportivo Bento Gonçalves, uma transmissão online marcou a entrega do árduo trabalho de pesquisa encampado pelos jornalistas Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti. Neste ano, o 28 de agosto foi um dos mais especiais dentre os 101 aniversários já comemorados. Em uma cerimônia reservada, respeitando os protocolos de segurança sanitária, Mazzotti conduziu o ato que apresentou a obra ao público e entregou, simbolicamente, os primeiros exemplares aos personagens e autoridades que ajudaram a construir a trajetória alviazul (veja abaixo os depoimentos dos homenageados).
Ao apresentar os detalhes que viabilizaram o livro, o autor destacou o quanto importante é a trajetória do Esportivo para Bento Gonçalves e como o clube buscou alternativas para estar ao lado do torcedor em um momento tão emblemático. “Apesar de estarmos distantes, encontramos uma forma de nos aproximarmos da torcida alviazul. Não nos apequenamos e resolvemos lançar a obra no estádio, reforçando a importância do Esportivo e de sua magnifica história”, pontuou Mazzotti.

Fabiano Mazzotti falou do árduo trabalho de pesquisa encampado ao lado do colega jornalista Alceu Salvi Souto

Diversas curiosidades foram reveladas aos espectadores na apresentação. Fatos que envolvem até mesmo grandes personagens do futebol nacional – como o técnico da seleção brasileira, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, que deixou sua mensagem de agradecimento durante a live pelo período que atuou no Esportivo. Valdir Espinosa (in memoriam), importante treinador brasileiro, também foi lembrado, a partir de um vídeo gravado no ano passado.
Esses personagens, que hoje são reconhecidos nacionalmente, reforçam o que o livro confirma: o Clube Esportivo é protagonista no esporte do Rio Grande do Sul. “Não é só um time de futebol. É um agente de evolução social inserido em um território em constante transformação, cuja grandeza desses 100 anos está sustentada nos 99 anteriores. Ou seja, cada período anual tem sua importância. E, juntos, garantem esse status”, enfatiza o jornalista.
A live foi marcada pela emoção em outros momentos também especiais, como durante a leitura de uma mensagem de Alceu Salvi Souto, que, com 84 anos de idade, preservando sua saúde nessa ocasião de pandemia, não pôde estar presente na apresentação.

Um seleto grupo de convidados que acompanhou a Live de forma presencial participou do parabéns especial pelos 101 anos do clube

Encontro de presidentes e apoiadores
Na noite do lançamento do livro, o Montanha dos Vinhedos foi sede de importantes encontros. Mantendo um protocolo específico de distanciamento, ex-presidentes alviazuis e patrocinadores puderam conferir, em primeira mão, os detalhes da obra. Cada um deles recebeu exemplares personalizados e autografados, como forma de reconhecer sua importância na história do clube. Na ocasião, Mazzotti também explicou o passo a passo para a idealização da obra e como cada mandatário era retratado na linha cronológica.

Confira os depoimentos dos homenageados durante a cerimônia:
Gilberto Durante, presidente do Conselho Deliberativo
“Estamos emocionados e gratos por podermos apresentar uma obra grandiosa desenvolvida ao longo de quase dois anos de trabalho. É uma leitura que envolve, são 328 páginas que marcam a história do Clube Esportivo e de Bento Gonçalves”.

Luis Delano Oselame, ex-presidente e membro da comissão do livro dos 100 anos
“Sem dúvidas, entendemos que a escolha do Fabiano como autor da obra foi certeira. Hoje, entregamos um resultado à altura da história do Clube Esportivo. Sou muito grato por ter feito parte dessa trajetória”.

Lênio Zanesco, patrono do Clube Esportivo
“Esse é um grande momento para agradecer e enaltecer o enorme prazer de fazer parte dessa história, especialmente por ser patrono desse glorioso clube. Toda a comunidade bento-gonçalvense está de parabéns”.

Anderson Zanella, presidente no ano do centenário
“Como é bom podermos celebrar esse momento sendo campeões, após 33 anos. Passado o primeiro século, há a certeza do importante significado do Esportivo para Bento Gonçalves. Essa história merece ser registrada e enaltecida, como faz o livro dos 100 anos: uma obra do tamanho da grandeza do Clube Esportivo”.

Elton Rinaldi, presidente da Fundação Clube Esportivo
“Nesta obra, estão presentes registros centenários que vão além das quatro linhas, apresentando uma história de crescimento, patrimônio, de estrutura – que poucos clubes possuem. A comunidade bento-gonçalvense está convidada a prestigiar esse magnifico trabalho de resgate histórico”.

Laudir Miguel Piccoli, atual presidentez
“Esse é um dia muito importante para Esportivo, com uma trajetória que traduz a cultura de um povo. A obra é um grande presente para o clube e para todos que fazem parte dele. É um momento de felicidade poder comemorar os 101 anos de uma história que fez com que a comunidade de Bento Gonçalves tivesse muitas alegrias”.Toninho Fronza, atleta que mais vezes vestiu a camisa do Esportivo

Toninho Fronza, atleta que mais vezes vestiu a camisa do Esportivo
“É uma honra estar representando todos os atletas que vestiram essa camisa. É um momento muito espacial em minha vida. Só tenho a agradecer por essa homenagem”.

Marcos Fracalossi, 2º Vice Presidente do Clube Esportivo
“É muito emocionante ver essa trajetória registrada. Estamos respeitando e valorizando a história de um clube centenário, que está lado a lado com o desenvolvimento de Bento Gonçalves. Parabéns, torcedor alviazul: temos uma obra que respeita nossa história”.

Guilherme Rech Pasin, prefeito de Bento Gonçalves, representando o torcedor do Esportivo
“Muito mais do que um clube, estamos falando de uma bandeira de Bento Gonçalves. Falar em nome dos torcedores alviazuis é uma grande responsabilidade. E é por isso que parabenizo pela histórica obra de eternização. Que o próximo ciclo centenário seja repleto de glórias, pois além de um clube, é uma cidade”.

Livro Um século alviazul – ficha técnica
Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Patrocínio máster: Ceran – Companhia Energética Rio das Antas.
Patrocínio: Mérica Transportes e Logística, Meber Metais, Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Pozza, Bento Transportes, Cinex, Todeschini, Geremia Weg Cestari Redutores, Anderle Transportes, Grepar Supermercados, Pan Eletric, Adubare Compostos Orgânicos, Pratomil Restaurantes Empresariais, Super Apolo, Família Salton, Italínea, Casttini, Multimóveis, Vinícola Aurora, Aleplast Embalagens Plásticas, Giordani Turismo e Eventos, Don Giovanni, Madem, Politorno Móveis, Lex Empreendimentos Imobiliários, Transportes Bertolini Ltda, Rinaldi, Carraro Móveis e Imopur.
Realização: Secretaria Especial da Cultura (SEFIC)/Ministério do Turismo/Governo Federal.

Ex-presidentes alviazuis receberam a obra autografada em momento especial antes da live

Dados do livro:
Formato: 24cm x 28cm
Páginas: 328
Capa: dura
Miolo: couchê fosco 150gr.

Como adquirir
A obra está disponível para venda no site www.fabifoto.com.br – sendo que os primeiros 400 exemplares poderão ser adquiridos pelo valor de R$ 70,00; após, a obra custará R$ 90,00. O livro também pode ser adquirido em livrarias de Bento Gonçalves (Aquarela, APP, Dom Quixote e Paparazzi), na secretaria do Clube Esportivo ou com os autores.
A live de apresentação do livro pode ser conferida nos links abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=eJDzeK09idA
https://www.facebook.com/watch/live/?v=310140283387019&ref=watch_permalink

A live encerrou com os convidados cantando parabéns ao Clube Esportivo, na data em que completou 101 anos.