Inicia a semana de avaliação da 18ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi

De 31 de agosto a 04 de setembro, 143 produtos serão avaliados por enólogos convidados

Identificação de pessoas da foto, da esquerda para a direita: Rudinei Cerutti – tesoureiro da Aviga, Luiz Milani – presidente da Aviga, e Mauro Agostini – presidente de mesa do 1º dia de avaliação Foto: Fernanda De Antoni Farias

Na segunda-feira, dia 31 de agosto, teve início a 3ª etapa da 18ª edição da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi. O evento é promovido anualmente pela Aviga, Associação dos Vinicultores de Garibaldi. Durante esta semana, de 31 de agosto a 04 de setembro, está sendo realizada a avaliação das 143 amostras que foram inscritas por 17 vinícolas, na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC).
Nesta etapa, enólogos convidados fazem degustação às cegas e pontuam cada uma das amostras não identificadas. Presidente de mesa do 1º dia, o empresário Mauro Agostini comandou os trabalhos da segunda-feira e elaborou os relatórios das notas medianas, juntamente com a secretária Rejane Turcatel.
Conforme o presidente da Aviga, Luiz Milani, “tínhamos uma expectativa da qualidade elevada da safra deste ano e já na degustação do 1º dia de avaliação foi possível ter essa comprovação na prática”. A safra deste ano está sendo considerada excepcional, uma vez que a pouca quantidade de chuva no verão e na colheita proporcionaram uvas de altíssima qualidade, com concentração elevada de açúcares, diminuição de acidez e melhora na estrutura e na maturação fenólica.
“Consumidores de vinho, espumante e suco podem procurar por produtos garibaldenses desta safra e destas categorias, pois terão uma bela surpresa e estarão fazendo um ótimo investimento em qualidade e custo-benefício”, destaca Milani, mencionando vinhos tintos, brancos e rosados, tanto finos quanto de mesa, espumantes de todas as categorias e suco de uva.

A cada dia são avaliados produtos das diferentes categorias:
Segunda-feira – 31 de agosto de 2020
Vinhos Brancos Finos engarrafados e em tanque
Vinho Rosado engarrafado
Vinho de Mesa Rosado em tanque
Vinho de Mesa Tinto em tanque
Sucos de Uva

Terça-feira – 01 de setembro
Vinho de Mesa Branco em tanque
Espumante Prosecco
Espumante Demi-Sec
Espumantes Rosé Charmat e Tradicional

Quarta-feira – 02 de setembro
Vinho Fino Tinto em tanque

Quinta-feira – 03 de setembro
Vinho Fino Tinto engarrafado

Sexta-feira – 04 de setembro
Espumante Branco Fino Charmat
Espumante Branco Fino Tradicional
Espumante Branco Moscatel
Espumante Rosé Moscatel

Avaliação 1º dia (5) Foto: Fernanda De Antoni Farias

Todos os cuidados estão sendo tomados desde o início desta edição, e especialmente neste momento da avaliação, para preservação da saúde e prevenção ao coronavírus, como afastamento das pessoas, higienização constante e uso de máscaras.
As etapas anteriores foram a inscrição dos produtos e a coleta das amostras dos inscritos, de 17 a 20 de agosto. Na 4ª e última etapa serão divulgados os vinhos, espumantes e sucos mais pontuados, em data a ser confirmada.
Em virtude da pandemia e da necessidade de distanciamento social, neste ano não será possível realizar o tradicional jantar de premiação. Como não haverá um evento, a Aviga busca atingir um público do país inteiro, de norte a sul, desde jornalistas, formadores de opinião, influenciadores digitais, sommeliers, enófilos, até o público consumidor. “Será uma excelente oportunidade para promovermos o vinho, o espumante e o suco das vinícolas participantes. Este é o grande momento de divulgarmos Garibaldi e o que move o enoturismo”, reforça Milani.
A AVIGA foi fundada em 27 de maio de 1997, a fim de reunir as pequenas indústrias vinícolas de Garibaldi e de buscar fortalecimento do setor e atualização de informações e técnicas para o cultivo da uva e elaboração dos vinhos, espumantes e sucos. A Associação é a idealizadora e promotora da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi.