Sicredi Serrana investe em construção de seis usinas fotovoltaicas e agência sustentável

Através das usinas, a instituição financeira cooperativa capturará energia solar para abastecer suas 33 agências e a sede administrativa

As usinas localizam-se nas cidades de Nova Roma do Sul, Monte Belo do Sul, São Sebastião do Caí, Vila Flores, Garibaldi e Farroupilha

A responsabilidade socioambiental que a Sicredi Serrana aplica no seu dia a dia atingirá um novo patamar nos próximos meses, visto que as obras das seis usinas fotovoltaicas e da agência sustentável da instituição financeira cooperativa foram retomadas depois de um período de paralização ocasionado pela pandemia.
As usinas localizam-se nas cidades de Nova Roma do Sul, Monte Belo do Sul, São Sebastião do Caí, Vila Flores, Garibaldi e Farroupilha – locais estratégicos para facilitar o abastecimento. Quatro usinas estão com obras mais avançadas e têm previsão de conclusão para os próximos meses. As demais, serão entregues em 2021.
Com esta ação, a Sicredi Serrana contribui com o cuidado ao meio ambiente, pois a energia obtida é proveniente do sol, o que não causa prejuízos à natureza. Além disso, as usinas não emitem gases, pois sua produção acontece de forma limpa, possuem baixo custo de manutenção, de aproximadamente de 1% do investimento, e uma longa vida útil, de mais de trinta anos.
O propósito de fazer o mundo prosperar também através do pilar da sustentabilidade tem sido uma busca constante da Sicredi Serrana, que além das usinas, está investindo na construção da primeira agência totalmente sustentável da Cooperativa, localizada em Veranópolis, município que já abriga uma unidade de atendimento. Construída a partir de 20 contêineres, ela captará água da chuva e 95% do material utilizado na construção é reciclável.
As iniciativas da Cooperativa constituem-se em negócios que demonstram o cuidado com o meio ambiente. Além disso, são formas da Sicredi Serrana incentivar, a partir do exemplo, outras organizações a investirem em projetos dessa natureza.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e
com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos
mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o
Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300
produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará,
Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia,
Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.