Rodrigo Arpini Valério é o novo presidente da Asprovinho

Rodrigo Arpini Valério, gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Aurora, assume como presidente da Asprovinho Foto: Divulgação

A Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira – Asprovinho elegeu a sua nova diretoria executiva para gestão 2020/2022. Rodrigo Arpini Valério, gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Aurora, assume como presidente da Asprovinho, após despedida de Marco Antônio Salton, que conduziu a entidade durante a gestão 2017/2019.
“Pretendo dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, enaltecendo os espumantes de Pinto Bandeira. O potencial da região e das uvas que se colhem nela e também os processos que se aplicam comprovaram, ao longo do tempo, que os produtos dali têm um terroir e uma qualidade que se evidenciam. São espumantes que têm cor, aroma, paladar e que, devido à fermentação na garrafa, possuem um nível de complexidade maior, são mais finos e equilibrados” diz Rodrigo.
Como está o andamento para a Denominação de Origem dos Espumantes de Pinto Bandeira?
Está em avaliação técnica, com a Embrapa e as empresas que fazem parte da Asprovinho. Em breve, teremos novidades muito interessantes sobre o assunto. Pinto Bandeira possui identidade territorial e cultural, presente na expressão de sua gente, no cultivo de suas frutas, no desenho da paisagem, mas principalmente no bem estar de compartilhar um espumante Pinto Bandeira.
Quais os objetivos para da Asprovinho para os próximos anos?
Aproximar ainda mais a comunidade de Pinto Bandeira principalmente no enoturismo, que além das vinícolas, compõem restaurantes, pousadas, atrações turísticas, agro indústria, artesanato e tudo que envolve cultura. Temos que tornar o roteiro mais atrativo, mais diversificado, para atrair cada vez mais visitantes. Além disso, a Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira visa proteger a natureza, a cultura local, os produtores de vinho e, sobretudo, preservar a qualidade e afirmar a identidade dos vinhos e espumantes produzidos no local. São os objetivos da Asprovinho:
– Contribuir para o desenvolvimento e incentivo da pesquisa vitivinícola.
– Implementar ações que organizem e preservem o espaço físico da região de Pinto Bandeira, realizando estudos e agindo junto às autoridades competentes para a elaboração de leis que atendam aos objetivos da Associação.
– Explorar e divulgar o potencial turístico da região.
– Preservar, defender e fazer jus à conquista da Indicação Geográfica dos Vinhos da Região de Pinto Bandeira.
– Estabelecer normas para o uso da identificação “Vinhos de Pinto Bandeira” aos vinhos de viníferas produzidos pelos associados.
– Prestar apoio à industrialização e à comercialização de vinhos e bebidas em geral.
– Atuar com o intuito de agregar valor e criar marcas coletivas aos produtos de seus associados.