Embrapa apresenta Suquificador Integral para a produção de suco de uva em pequena escala

O Suquificador Integral, novo equipamento para elaboração de suco de uva integral em pequena escala, desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho e a empresa Monofrio foi apresentado pela Embrapa, no Show Rural Coopavel, que aconteceu de 6 a 10, em Cascavel (PR).

O Suquificador Integral foi projetado para ser de fácil uso e resolver o problema de mais de 50 mil pequenos produtores no Brasil, que atualmente produzem cerca de oito milhões de litros de sucos de uva e outras frutas utilizando o método da panela extratora por arraste de vapor, no qual há acréscimo de água ao produto final, o que altera sua composição e classificação. Para Celito Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos desenvolvedores do novo equipamento, a tecnologia tem potencial para produzir um suco de qualidade superior, substituindo as panelas extratoras.

Com a elaboração de cinco mil litros de suco por safra, o investimento no valor aproximado de R$15 mil será pago em até quatro anos. O equipamento foi projetado para a elaboração de suco integral de uva, mas já foi testado e aprovado para a elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo, respeitadas as especificidades de cada matéria-prima. A nova tecnologia foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e apresentada aos produtores, que poderão encomendá-la diretamente na Monofrio, empresa responsável por sua fabricação e comercialização.

Confira mais informações em www.embrapa.br/showrural

Fotos: Viviane Zanella

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.