Uvas raras e exóticas

Talvez vocês não saibam, mas o mundo das uvas vai muito além do Chardonnay, Cabernet Sauvignon ou Isabel, pois são mais de cinco mil variedades espalhadas pelo mundo. Provavelmente, eu ou você vamos beber na vida uma parte muito pequena de vinhos com essas uvas, algumas delas raras e exóticas.

A uva da variedade Magoon, fruta que cresce com cachos peque­nos e grãos em formato diferenciado, redondos, parecidos com jabuticaba pertence à espécie Vitis rotundifolia, agrupa plantas com 40 cro­mossomos, diferente de espécies comer­cialmente mais utilizadas, como Vitis vinífera e Vitis labrusca que apresenta 38.

Outra curiosidade é a forma de propagação da videira. As mudas são feitas por um processo denominado alporquia, processo de propagação de plantas que viabiliza a produção de clones, sem separar inicialmente o ramo da planta mãe e que permite a preservação das características dese­jáveis da planta original. Esse método é mais utilizado para plantas de difícil propagação, como a goiaba serrana (Acca sello­wiana) e o abacateiro (Persea ame­ricana), por exemplo.

Ficou curioso? No roteiro Caminhos de Pedra, a Cantina Salvati têm pés desta uva exótica e leva os visitantes para baixo das parreiras. O proprietário da mesma, Silvério Salvati é quem recebe os turistas.

Fotos: Divulgação

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.