Ivo de Toni: maior produtor de uva é Cooperado da Vinícola Aurora

Chefe da segunda geração de uma família de viticultores, Ivo De Toni, 48 anos administra os vinhedos na Linha Brasil em Pinto Bandeira com a sua família. Sua produção anual, 921 mil quilos, o coloca como o maior produtor de uvas da Cooperativa Vinícola Aurora. Na propriedade, são cultivadas as variedades Moscato Branco, Moscatel Nazareno, Riesling Itálico e Merlot. O destaque fica por conta da variedade Moscato – 400 mil quilos.

Segundo Ivo, o segredo para construir um império rural é simples. Trabalho, dedicação e gostar do que faz. “Sempre tivemos uma produção média de uva. Começamos a passar dos 200 mil quilos em 96, época da crise da Aurora. Atingimos 500 mil quilos em 2005 e vamos manter a meta de 2017” diz Ivo. “O cooperado tem de estar sempre presente, de olho, pois ele é o dono da cooperativa. Somos um grupo familiar” complementa o produtor.

Para o cooperado Natal De Toni, 76 anos, também sócio da Aurora, a cooperativa ajudou pequenos produtores, como ele, a querer continuar no campo e fazer com que seu filho também seguisse a profissão. Cooperado da Aurora desde 1967, junto com a esposa Teresinha, 65 anos, os dois ajudam o filho a tocar os hectares de área plantada. Toda a produção é vendida para a cooperativa, que industrializa e comercializa o vinho. ‘’A cooperativa se compromete a comprar toda a produção dos cooperados pelo preço de mercado. Isso é importante’’, diz o produtor. Além da garantia de venda da produção, outra vantagem do cooperado é a compra de insumos, geralmente vendidos com preços mais baixos pela cooperativa. ‘’A cooperativa compra em grande quantidade e consegue desconto, repassado para nós. É uma diferença significativa” avalia.

A esposa Diva, 43 anos e os filhos Evandro, 19 anos e Daiane, 21 anos vivem na propriedade. Hoje, o filho mais novo Evandro ajuda os pais no cultivo da videiras e, é sócio da Cooperativa Aurora desde aos 16 anos. No total são cinco cooperados na família. “A Cooperativa Aurora de uns anos para cá tem crescido bastante, então isso tem influenciado a vida dos cooperados” diz Evandro.

Fotos: Marlove Perin

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.