O Corpo e Sangue de Cristo

Pe. Luiz Antonio Mascarello Pároco e Reitor – Paróquia /Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia – I Santuário Mariano do Rio Grande do Sul

No próximo dia quinze de junho, celebramos a solenidade de Corpus Christi para demonstrar publicamente nossa fé no Corpo e Sangue de Jesus Cristo presente nas espécies consagradas do pão e do vinho. E também, como nos diz São Tomás de Aquino, “porque celebramos o dia solene que nos recorda a instituição deste banquete eucarístico”.

Na última ceia, na noite em que foi entregue, nosso Salvador instituiu o sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue. Com isso confia à Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento do amor, onde Cristo é recebido como alimento. Portanto, a Eucaristia é a fonte de toda a espiritualidade, a vida cristã. Ela contém todo bem espiritual da Igreja, o Cristo. A Eucaristia é comunhão de vida com Deus e unidade do povo. A Eucaristia é: – ação de graças a Deus; – é ceia do Senhor, porque trata da última ceia que o Senhor fez com seus discípulos na véspera da sua paixão; – é fração do pão, porque todos os que comem o único pão partido entram em comunhão com Cristo; – é assembléia eucarística por ser celebrada junto aos fiéis; – é o memorial da paixão e da ressurreição do Senhor; – é o santo sacrifício, pois supera todos os sacrifícios da antiga aliança; – é comunhão, porque é por este sacramento que nos unimos a Cristo; – e é santa missa, porque na liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis para que cumpram a vontade de Deus durante todos os dias da vida. Por isso, para acontecer esse sacramento utilizam-se sinais: pão e vinho, os quais, pelas palavras de Cristo e invocação do Espírito Santo, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída polo papa Urbano IV em oito de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Fotos: Divulgação

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.