Pão caseiro tradição de vó

O Natal é um dia cheio de tradições. Algumas famílias já estão preparando a ceia de natal. Na família Canossa em Monte Belo do Sul os preparativos já iniciaram ainda no sábado com a preparação do pão caseiro. Leni Canossa, moradora de Monte Belo do Sul, disse que todos colaboraram para fazer os pães. “teve quem amassou, quem fez o fofo, quem providenciou as folhas de bananeira e a vassoura, teve quem deu palpite..rsrsrs, todos fizeram sua parte” diz Leni. Ainda segundo ela o segredo para os pães ficarem lindos, é ter dedicação e bom humor.

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
1 ovo médio
1 colher (sopa) de sal
10g de fermento biológico
Aproximadamente dois copos de água

Preparo

Em uma bacia, peneire a farinha para retirar possíveis bolinhas. Coloque o açúcar, depois o sal. Acrescente o ovo, seguido de óleo. Por último coloque o fermento biológico. Vá colocando água aos poucos até a massa ganhar consistência para sovar e desgrudar da bacia e das mãos. Sobe com força até perceber que a massa está no ponto. Deixe crescer e sobe mais um pouco. Coloque em uma assadeira ou folha de milho ou folha de bananeira e deixe crescer mais um pouco. Asse em forno e já aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Dica: antes de adicionar o fermento na mistura, coloque de molho em água morna e uma colher de sopa de açúcar e deixe crescer.

Fotos: Leni Canossa

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente este artigo
Descreva sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.